Área e Grupo de Investigação e Ensino

Políticas de Educação e Formação

Áreas de interesse

Educação – Prática de Ensino Supervisionada. Didática, Economia, Contabilidade e TIC. Aprendizagem Intergeracional. Gerontololescência. Intergeracionalidade – Investigação em sala de aula: Juntando gerações com o objetivo de manter/ativar a memória dos mais velhos e contribuir com conteúdos de experiência de vida para o desenvolvimento curricular das aulas, contribuindo para o principio do Envelhecimento Ativo. Juntando gerações interligando saberes de experiência de vida com a formação profissional ao nível do ensino secundário, contribuindo para o desenvolvimento curricular.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Carmo, A., Salis, G. (2024). Contributo das dinâmicas das Práticas de Ensino Supervisionadas para a Transformação das Práticas Docentes na Escola. Revista Lusófona de Educação, 63, 49-61. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/9567

Kobylarek, A., Błaszczyński, K., Ślósarz, L., Madej, M., Carmo, A., Hlad, Ľ., Králik, R., Akimjak, A., Judák, V., Maturkanič, P., Biryukova, Y., Tokárová, B., Martin, J. G., & Petrikovičová, L. (2022). The Quality of Life among University of the Third Age Students in Poland, Ukraine and Belarus. Sustainability, 14(4), 2049. https://doi.org/10.3390/su14042049

Carmo, A. (2022). Aprendizagem Intergeracional em Sala de Aula. In A. Guillén-Riquelme (Ed.), International Handbook of Innovation and Assessment of the Quality of Higher Education and Research (1ª ed., Vol. 1). Thomson Reuters. https://proview.thomsonreuters.com/launchapp/title/aranz/monografias/255257606/v1/document/x82_Capitulo81.xhtml/

Carmo, A., Brás, J., Neves Gonçalves, M., Ramilo, M. T., & Silvestre, P. (2022). As perceções dos adultos mais velhos no cenário pós-pandémico: um estudo realizado em Portugal. Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social, 8(1), 1–14. https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.1.227

Carmo, A., & Sousa, o. (2014). Encontro entre gerações em sala de aula. In Atas do XII Congresso da SPCE (pp. 603-638). Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.

Carmo, A. (2013). The perception of the youngest about intergerational work. Egitania Sciencia, 1(12), 57-78. https://scholar.google.com/citations?view_op=view_citation&hl=pt-PT&user=mglONDEAAAAJ&citation_for_view=mglONDEAAAAJ:9yKSN-GCB0IC