Políticas de Educação e Formação
Educação comparada. Formação de professores.
Nóvoa, A., & Alvim, Y. (2020). Nothing is new, but everything has changed: A viewpoint on the future school. Prospects (Publicado online). DOI: 10.1007/s11125-020-09487-w
Nóvoa, A. (2019). Entre a formação e a profissão: Ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo sem Fronteiras, 19(1), 198-208.
Nóvoa, A. (2019). The future of the university: the biggest risk is not taking risks. Revista Contemporânea de Educação, 14(29), 54-70. doi:10.20500/rce.v14i29.21710.
Nóvoa, A. (2018). A modernização das universidades: Memórias contra o tempo. Revista Portuguesa de Educação,31, 10-25. doi:10.21814/rpe.15076.
Nóvoa, A. (2018). Comparing southern Europe: The difference, the public, and the common. Comparative Education, 54(4), 548-561. doi:10.1080/03050068.2018.1528781.
Nóvoa, A. (2018). Ilusões e desilusões da Educação comparada: Política e conhecimento. Educação, Sociedade & Culturas, 51, 13-31.
Nóvoa, A. (2017). Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, 47(166), 1106-1133. doi: 10.1590/198053144843.
Nóvoa, A., & Domínguez, F. G. (Eds.) (2017). Critical citizenship and social empowerment in the emerging cybersociety. Comunicar, XXV(53).
Nóvoa, A. (2013). Numbers do not replace thinking. European Educational Research Journal, 12(1), 139-148. doi:10.2304/eerj.2013.12.1.139.
Nóvoa, A. (2009). Governing without governing – The formation of a European educational space. In M. W. Apple, S. J. Ball & L. A. Gandin (Eds.), The Routledge International Handbook of the Sociology of Education (pp. 264-273). Abingdon, Oxon: Routledge.