Políticas de Educação e Formação
Sociologia da educação, sociologia das politicas educativas, sociologia da infância, sociologia dos media.
Gonzalez, S., Seixas, E. C., & Melo, B. P. (2023). As bibliotecas como espaços para as crianças: desafios em tempos de pandemia In E.C. Seixas, P.C. Seixas & J.T. Lopes (coords.), O direito das crianças à cidade. Estudos sobre as cidades de Lisboa e do Porto (pp. 153-180). Mundos Sociais.
Diogo, A. M, Ferreira, M., & Melo, B.P. (2023). A interiorização da performatividade pelas crianças: lógicas de fabricação do bom aluno no ensino fundamental. Educação & Sociedade, 44, 1-19, https://doi.org/10.1590/ES.265864
Santos, I., Carvalho, L.M., & Melo, B.P. (2022). The media’s role in shaping the public opinion on education: A thematic and frame analysis of externalisation to world situations in the Portuguese media.Research in Comparative & International Education, 17(1), 29-50.
Melo, B.P, Diogo, A. M., & Ferreira, M. (2022). Como ser um bom aluno? Dos modelos de escola aos pontos de vista das crianças. Revista Portuguesa de Educação, 35(2), 125-147. http://doi.org/10.21814/rpe.21531
Melo, B.P. (2022). Fundamentos teórico-conceptuais e políticos do programa TEIP. In E. Costa & M. M. Almeida (Coords), 25 anos do Programa TEIP em Portugal. (pp.10-30). REDESCOLA – Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Lopes, J. T., Melo, B. P., & Rodrigues, J. (2020). Classes Sociais nos parques e efeitos da pandemia. In E. C. Seixas (Org.),Crianças na Cidade em Tempos de COVID-19: Reflexões a Partir da Investigação em Espaços Públicos no Porto e em Lisboa. Cadernos da Pandemia do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (vol. 6, pp. 6-16). Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Lopes, J. T., Abrantes, P., Ferro, L., Ramos, M., Melo, B. P., Ferreira, A., Cerejo, D., & Aníbal, A. (2020). Sociology in Portugal: Local, National and International Dialogues. In S. Hanafi & Chin-Chun Yi (ed.), Sociologies in Dialogue (pp.305-322). SAGE Publications.
Diogo, A. M., Melo, B. P., & Ferreira, M. (2018). Exames e Lógicas de fabricação de bons alunos nas classes médias.Cadernos de Pesquisa, 169(49), 749-775.
Melo, B. P., Diogo, A., & Ferreira, M. (2016). Os exames do 4º ano na blogosfera: concepções sobre escola, crianças e dinâmicas familiares. Sociologia, Problemas e Práticas, 81, 141-161. https://doi.org/10.7458/SPP2016817617
Fernandes, D., Melo, B. P., & Vieira, M. M. (2015). Autonomia estudantil e práticas pedagógicas no ensino superior. In M. L. Rodrigues & M. Heitor (Orgs.), 40 Anos de Políticas de Ciência e de Ensino Superior (pp. 695-734). Almedina.