Currículo, Formação de Professores e Tecnologia
Psicologia do desenvolvimento e Psicologia da aprendizagem. Formação de professores. Identidade e Aprendizagem. Aprendizagem da Estatística, Relações Escola- Família. Educação para a cidadania.
Martins, M., & Carvalho, C. (2019). ¿En qué mienten los adolescentes? | What do teenagers lie about? Revista Española de Pedagogía, 77 (273), 245-260. doi:10.22550/REP77-2-2019-07
Martins, D., & Carvalho, C. (2018). Teachers’ Feedback and Educational Self of Institutionalized Youngsters: A Possible Dialog? In G. Marsico & L. Tateo (Eds.), The Emergence of Self in Educational Contexts (pp 93-106). Springer: Nature Switzerland.
Veiga, F. H., Robu, V., Conboy, J., Ortiz, A., Carvalho, C., & Galvão, D. (2016). Students’ engagement in school and family variables: A literature review. Estudos de Psicologia, 33(2), 187-197. doi:10.1590/1982-02752016000200002
Fonseca, J., Carvalho, C., Conboy, J., Valente, M. O., Gama, A. P., Salema, M. H., & Fiúza, E. (2015). Changing Teachers’ Feedback Practices: A Workshop Challenge. Australian Journal of Teacher Education, 40(8). doi:10.14221/ajte.2015v40n8.4
Fonseca, J., Carvalho, C., Conboy, J., Valente, M. O., Gama, A. P., Fiuza, E., & Salema, H. (2015). Feedback na prática letiva: Uma oficina de formação de professores. Revista Portuguesa de Educação, 25(1), 171-199. Disponível em http://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/7056
Carvalho, C., & Conboy, J. (2013). Desenvolvimento cognitivo e da linguagem. In F. Veiga (Ed.), Psicologia da Educação: Teoria, Investigação e Aplicação. Envolvimento dos Alunos na Escola (pp. 67-121). Lisboa: Climepsi Editores.
Carvalho, C., & Solomon, Y. (2012). Supporting statistical literacy: What do culturally relevant/realistic tasks show us about the nature of pupil engagement with statistics? International Journal of Educational Research, 55, 57–65.
Jacobbe, T., & Carvalho, C. (2011). Teachers’ understanding of averages. In C. Batanero, G. Burrill & C. Reading (Eds.), Teaching statistics in school mathematics- Challenges for teaching and teacher education: A Joint ICMI/IASE Study (pp. 211-221). New York, NY: Springer.
Freire, S., Carvalho, C., Freire, A., Azevedo, M., & Oliveira, T. (2009). Identity construction through schooling: listening to students’ voice. European Educational Research Journal 8(1), 80-88.
Carvalho, C., & Fernandes, J. A. (2005). Revisitando o Conceito de Probabilidade com um olhar da Psicologia. Quadrante, XIV(2), 71-88.