Área e Grupo de Investigação e Ensino

Políticas de Educação e Formação

Áreas de interesse

Políticas educativas. Regulação digital da educação. Análise do discurso.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Romito, M., Gonçalves, C., De Feo, A. (2020). Digital devices in the governing of the European Education Space: The case of SORPRENDO software for career guidance. European Educational Research Journal, 19(3), 204-224. https://doi.org/10.1177/1474904118822944

Gonçalves, C. (2020). Análise da construção discursiva da autoavaliação de escolas em Portugal (1986-2014). In E. Costa & M. Almeida (coord.), Autonomia e autoavaliação da escola: análise de processos de regulação (pp. 34-64). http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/ebooks/autonomia-e-autoavaliacao-da-escola-analise-de-processos-de-regulacao

Gonçalves, C., Romito, M., De Feo, A. (2019). Follow the Object. A Biographical Approach to the Study of Digital Devices in the Governing of Education, In Proceedings of the 1st International Conference of the Journal Scuola Democratica “Education and post-democracy” (Vol.2, pp. 245-250).

De Feo, A., Gonçalves, C., Romito, M. (2019). Technological Mediations, Lifelong Guidance and the Reshaping of the Teaching Profession.Italian Journal of Sociology of Education, 11(1), 91-114. https://doi.org/10.14658/pupj-ijse-2019-1-5

Carvalho, L. M., Viseu, S., Gonçalves, C. (2019). Bridging worlds and spreading light: Intermediary actors and the translation of knowledge for policy in Portugal, In C. Mølstad & D. Pettersson (Eds.), New Practices of Comparison, Quantification and Expertise in Education (11-126). Routledge. https://doi.org/10.4324/9780429464904

Gonçalves, C. (2018). Os dispositivos digitais no governo da educação: um tema relevante para a análise das políticas educativas em Portugal. Investigar em Educação, 2(8), 59-74.

Carvalho, L. M., Viseu, S., Gonçalves, C. (2018). Novos atores intermediários na regulação da educação em Portugal. Revista FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, 27(53), 30-42. http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p30-42

Carvalho, L.M., Costa, E., Gonçalves, C. (2017). Fifteen years looking at the mirror: On the presence of PISA in education policy processes (Portugal, 2000‐2016). European Journal of Education, 52(2), 154-166. https://doi.org/10.1111/ejed.12210