Grupo de Investigação

Currículo, Formaçāo de Professores e Tecnologia

Áreas de interesse

Especializada em teoria e desenvolvimento curricular, a sua investigação procura triangular esta área com a inovação de estruturas, práticas e processos educativos, com ênfase no uso e na integração de tecnologias digitais em contextos de ensino e/ou formação, orientadas para a promoção de aprendizagens consideradas social e culturalmente relevantes.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Cruz, E., Fradão, S., Viana, J. & Rodriguez, C. (2023). Formação de professores e promoção da competência digital dos seus aprendentes: uma experiência em tempos de transição digital. Cadernos Cedes, 43(120), 19-32. https://doi.org/10.1590/CC271228

Cruz, E., Sousa, E., Brito, R. & Costa, F. (2023). Understanding the meaning of a digital school from the perspective of primary school teachers. Digital Education Review, 43, 172-185. https://revistes.ub.edu/index.php/der/article/view/41585/39655

Costa, F. & Cruz, E. (2023). Mapping the Landscape of Doctoral Research in Technologies in Education: A 25-Year Analysis in Portuguese Universities. Education Sciences 13, 1018. https://doi.org/10.3390/educsci13101018

Cruz, E. (2018). Pupils’ representations about the curricular integration of ICT in primary school education/ Representações de alunos sobre a integração curricular das TIC no ensino básico. Educação e Pesquisa, 44, 1-16.

Costa, F. & Cruz, E. (2018). Activities for Digital Inclusion of Adults. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Cruz, E. (2016). Restrições à implementação das TIC como área de formação transdisciplinar: representações de profissionais da educação. Revista Iberoamericana de Educación, 70(1), 129-148

Cruz, E. & Costa, F. (2015). Revisitando o(s) sentido(s) para a integração curricular. Revista científica e-Curriculum, 13(2), 193-213

Cruz, E. & Reis, O. (2011). Avaliação Formativa em Contextos de Aprendizagem Online: Algumas Características, Distorções e Implicações. In P. Dias & A. Osório (Orgs.). Aprendizagem (in)Formal na Web Social (pp. 237-257). Centro de Competência da Universidade do Minho.