Grupo de Investigação

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia

Áreas de interesse

História da cultura.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Ó, J. R. do, (2018). A Lisboa do futuro: Ciência, conhecimento e educação. In AAVV Futuros de Lisboa/Futures of Lisbon (pp. 240-259). Lisboa: EGEAC/Museu de Lisboa.

Ó, J. R. do, (2017). Em defesa da universidade: Autorreflexividade, dúvida radical e escrita do devir. Práticas da História. Journal on theory, historiography and uses of the past, 4, 127-194.

Ó, J. R. do (2016). Para uma escrita académica inventiva: o legado da teoria social pós-moderna. In Walter Omar Kohan, Sammy Lopes & Fabiana Martins (Orgs). O ato de educar em uma língua ainda por ser escrita(pp. 313-326). Rio de Janeiro: Nefi

Ó, J. R. do & Cabeleira, Helena (2015). Toward a pedagogy of advanced studies in the University: the production of an inventive academic writing in the Social Sciences, Arts and Humanities. REDU Revista de Docencia Universitaria, 13 (1), 125-152. ISSN: 1887-4592

Ó, J. R. do; A., J. G. (2014). Teaching as courage of truth: Pedagogy and Parrehsia. In Miguel A. Pereyra & Barry M. Franklin (Eds.). Systems of reason and the politics of schooling: School reform and sciences of education in the tradition of Thomas S. Popkewitz (pp. 336-349). New York: Routledge.

Ó, J. R. do (2014). A arte de governo em Michel Foucault. In Pensamento crítico contemporâneo (pp. 198-225). Lisboa: Edições 70.

Matos, S. C., & Ó, J. R. do (Coord.) (2013). A Universidade de Lisboa, da revolução liberal à actualidade (1834 – 2000). Lisboa: Tinta da China.

Ó, J. R. do (2012). Conhecer e enfrentar o intolerável da escolar com Sérgio Niza. In A. Nóvoa, F. Marcelino, & Ó, J. R. do (Orgs.), Sérgio Niza. Escritos sobre educação. Lisboa: Tinta da China.

Ó, J. R. do, & Carvalho, L. (2009). A circulação do Conhecimento Pedagógico e a Invenção da Criança Problema: Estudos Comparados Portugal-Brasil (1880-1960). Lisboa: Educa & UI&DCE.

Ó, J. R. do (2003). O Governo de Si Mesmo: Modernidade pedagógica e encenações disciplinares do aluno liceal (último quartel do século XIX- meados do século XX). Lisboa: Educa.