Grupo de Investigação

Didática

Áreas de interesse

Formação de Professores: inicial e contínua. O professor como investigador. Prática Reflexiva. Didática da Matemática: matemática do ensino básico, ensino e aprendizagem no ensino básico.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Serrazina, M. L. (2023). Que formação de professores de modo a assegurar que todos os alunos aprendem Matemática? Revista de Educação Pública, 32, 279-299. https://doi.org/10.29286/rep.v32ijan/dez.15741

Araman, E., Corrêa, L, N., Barros, K. L. G., Serrazina, L. (2023). “Quando nós tiramos 1, temos que pôr 1…”:: ações que apoiam o raciocínio matemático desempenhadas por uma professora ao discutir uma tarefa de adição. Educação Matemática em Pesquisa, 25(1):99-121. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i1p99-121

Serrazina, L., Rodrigues, M., & Mendes F. (2022). Desenvolvimento do raciocínio matemático na formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básico. In J. P. Ponte (Org.),Raciocínio matemático e formação de professores (pp. 51-81). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Santos, L., Serrazina, L., & Martinho, M. H. (2022). Estudos sobre o professor que ensina Matemática ao longo de 30 anos na revista Quadrante.Quadrante, 31(2), 94–121. https://doi.org/10.48489/quadrante.27813

Carneiro, L. F., Araman, E., & Serrazina, M. L. (2022). Raciocínio Matemático de Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental: estratégias de generalização empírica. Bolema, 36(74), 1193-1214. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v36n74a12

Brunheira, L., Serrazina, L., & Rodrigues, M. (2022). Preservice and in-service primary teachers’ knowledge of mathematical reasoning processes in the context of a geometry task. Acta Scientiae, 24(8), 567-591. https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.7122

Serrazina, L., & Rodrigues, M. (2021). Number Sense and Flexibility of Calculation: A Common Focus on Number Relations. In A. G. Spinillo, S. L. Lautert & R. E. S. R. Borba (Eds.), Mathematical Reasoning of Children and Adults, Teaching and Learning from an Interdisciplinary Perspective (pp. 19-40). Springer.

Serrazina, L. (2021). Aprender Matemática com compreensão: raciocínio matemático e ensino exploratório. Em Teia, Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, 12(3). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250302

Rodrigues, M. ., Vieira, W., & Serrazina , L. . (2021). O Conhecimento Didático de Futuros Professores sobre as Ações Promotoras do Raciocínio Matemático. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 14(4), 404–414. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n4p404-414

Rodrigues, M., Brunheira, L., & Serrazina, L. (2021). A framework for prospective primary teachers’ knowledge of mathematical reasoning processes. International Journal of Educational Research, 107. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0883035521000203