Didática / Didática das Ciências
Didática das Ciências, em particular: Integração Curricular das TIC; Contextos Formais, não Formais e Informais; História da Ciência; Educação para a Saúde e Educação Sexual. Inovação e mudança em educação no quadro da difusão das TIC.
Costa, P., & Chagas, I. (2011). Developing digital resources for science secondary education using newspaper information. International Journal of Computer Applications Proceedings on Design and Evaluation of Digital Content for Education (DEDCE), 1, 37-43.
Faria, C., Pereira, G., & Chagas, I. (2010). “D Carlos de Bragança, a pioneer of experimental marine oceanography: filling the gap between formal and informal science education”. Science and Education, 41(S1), 1 – 14.
Oliveira, M. T., & Chagas, I. (2010). Investigação em educação sexual em Portugal. In F. Teixeira et al. (Orgs), Sexualidade e educação sexual. Políticas educativas, investigação e práticas (pp. 139-167). Braga: Edições CIEd.
Ramos, J., Teodoro, V., Fernandes, J., Ferreira, F., & Chagas, I. (2010). Portal das escolas. Recursos educativos digitais para Portugal. Estudo estratégico. Lisboa: GEPE-ME.
Teixeira, F., Martins, I., Ribeiro, P., Chagas, I., Maia, A. C., Vilaça, T., Maia, A. F., Rossi, C., & Melo, S. (2010). Sexualidade e educação sexual. Políticas educativas, investigação e práticas. Braga: Edições CIEd.
Chagas, I (2007). Educação sexual em contexto escolar. Possíveis papéis das tecnologias de informação e comunicação. Doxa, Revista Paulista de Psicologia e Educação, 11(1/2), 93-100.
Chagas, I., e Oliveira, T. (2006). O que a investigação diz acerca do ensino da Biologia. Linhas e tendências de investigação. Investigar em Educação, 4, 150-286.
Chagas, I., Sousa, J., Piteira, G., Mano, P., & Tripa, R. (2005). Promoting ICT use in Portuguese schools. A case of school-university collaboration. Interactive Educational Multimédia, 11, 77-88.
Chagas, I., Mano, P., Tripa, R., & Sousa, J. (2002). Escola Secundária Padre António Vieira. In F. Ferreira (Ed.), As tecnologias de informação e comunicação e a qualidade das aprendizagens. Estudos de caso em Portugal (pp. 41-68). Lisboa: DAPP, Ministério de Educação.
Chagas, I. (1993). Aprendizagem não formal/formal das ciências. Relações entre os museus de ciência e as escolas. Revista de Educação, 3(1), 51-59.