Políticas de Educação e Formação
Política. Administração. Sociologia.
Barroso, J., & Afonso, N. (Org.) (2011). Políticas educativas; mobilização de conhecimento e modos de regulação. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
Afonso, N., & Costa, E. (2011). A circulação e uso do PISA em Portugal: o que dizem os políticos. In L. M. Carvalho, O espelho do perito; inquéritos internacionais, conhecimento e política – o caso do PISA. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
Carvalho, L. M., Costa, E., & Afonso, N. (2011). O PISA em seis contextos europeus: difusão e indigenação. In L. M. Carvalho, O espelho do perito; inquéritos internacionais, conhecimento e política – o caso do PISA. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
Costa, E., & Afonso, N. (2009). Os instrumentos de regulação baseados no conhecimento: o caso do Programme for International Student Assessment (PISA). Educação e Sociedade, 30(109), 1037-1058.
Afonso, N. (2009). Educational administration and school empowerment in Portugal. In Adam Nir, Centralization and school empowerment from rhetoric to practice (pp. 121-138). Hauppauge, NY: Nova Science Publishers.
Afonso, N. (2008). Políticas públicas da educação das crianças dos 0 aos 12 anos. In I. Alarcão, A educação das crianças dos 0 aos 12 anos (pp. 91-109). Lisboa: Conselho Nacional de Educação.
Afonso, N. (2005). Investigação naturalista em educação. Um guia prático e crítico. Porto: Edições Asa.
Afonso, N. (2004). L’émergence des espaces intermédiaires de régulation dans l’administration de l’éducation au Portugal : le cas des directions régionales de l’éducation. Recherches Sociologiques et anthropologiques, XXXV(2), 121-140.
Afonso, N. (2003). A Regulação da Educação na Europa: do Estado Educador ao Controlo Social da Escola Pública, In J. Barroso (Org.), A Escola Pública, Regulação, Desregulação, Privatização (pp. 49-48). Porto: Edições Asa.
Afonso, N. (1994). A reforma da administração escolar. A abordagem política em análise organizacional. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.