Grupo de Investigação

Didática

Áreas de interesse

Desenvolvimento profissional. Formação de Professores. Didática das Ciências. Didática da Física e da Química. Formação Inicial de Professores de Física e Química.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Costa, J.P., Baptista, M., Conceição, T., & Maurício, P. (2023). Construct map development for the propagation of sound in the air. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 19(9), em2327. https://doi.org/10.29333/ejmste/13510

Conceição, T., Baptista, M., & Silva, A. (2023). Tarefa sobre circuitos elétricos: Engenharia reversa. In M. Baptista (Coord.), Recursos STEM para a aprendizagem dos alunos (pp. 30-46). REDESCOLA- Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. http://re.ie.ulisboa.pt/ficheiros/eBook_RecursosSTEM.pdf

Conceição, T., Baptista, M., & Reis, P. (2019). La contaminación de los recursos hídricos como punto de partida para el activismo socio-científico. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 16(1), 1502. http://doi.org/10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2019.v16.i1.1502

Conceição, T., Baptista, M., & Ponte, J. P. (2019). Lesson study as a trigger for preservice physics and chemistry teachers’ learning about inquiry tasks and classroom communication. International Journal for Lesson and Learning Studies, 8(1), 79-96. https://doi.org/10.1108/IJLLS-11-2018-0081

Conceição, T., Baptista, M., & Ponte, J. P. (2018). O contributo do estudo de aula na formação inicial de professores de física e química para o uso de múltiplas representações no ensino da física. Indagatio Didactica, 10(4), 21-30. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/36477

Conceição, T., Baptista, M., & Freire, A. S. (2017). Investigação na própria prática como promotora do desenvolvimento profissional de uma professora de física e química. In M. A. Cohen (Ed.), Supervisão, Liderança e Inclusão. Edições Pedago, Lda.

Conceição, T., Baptista, M., & Ponte, J.P. (2016). Aprendizagens profissionais de futuros professores de física e química num estudo de aula. Indagatio Didactica, 8(1), 468–485.

Conceição, T., & Baptista, M. (2015). A ação coletiva no ensino das ciências: discussão em torno das questões socio-científicas e socio-ambientais. Revista Interacções, 11(39), 680-692.