Os ciclos de estudos conducentes aos graus de Mestre e Doutor em Educação,nas suas diferentes áreas de especialidade, do Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais e do Mestrado em Divulgação das Ciências e Cultura Científica (mestrado conjunto)do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, são reconhecidos para efeitos de contagem de tempo para progressão na carreira nos termos da Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril. Esta portaria regulamenta o processo de reconhecimento dos ciclos de estudos conducentes aos graus de mestre e doutor e dos próprios graus académicos obtidos por docentes profissionalizados, integrados na carreira, em domínio diretamente relacionado com a área científica que lecionem ou em Ciências da Educação, e conforme tabela atualizada a 6 de fevereiro de 2024, disponível na página da Internet da DGAE (páginas 110 a 112).
A presente informação não dispensa a leitura da legislação em vigor.
Ligação para a publicação oficial, em Diário da República, da Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril, consultável aqui.
O Doutoramento em Educação combina o conhecimento aprofundado e atualizado na área científica com formação teórica e metodológica rigorosa de modo a promover o desenvolvimento de investigação original e com impacto transformador. A formação avançada contribui para a resolução de problemas críticos nas áreas da investigação e da inovação em vários contextos de prática educativa.
♦ Administração e Política Educacional
Doutoramento em Educação Inclusiva:
O Doutoramento em Educação Inclusiva é uma iniciativa pioneira nos contextos nacional e europeu e resulta da colaboração entre o Instituto de Educação e a Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade de Lisboa. Visa desenvolver conhecimento sobre práticas de inclusão em educação, com incidência em grupos em situações de vulnerabilidade (física, cognitiva, sensorial, emocional, académica, económica, social, cultural), bem como sobre práticas de formação inicial, contínua, ou especializada, de profissionais para o desenvolvimento e a inovação na Educação Inclusiva.
♦ Doutoramento em Educação Inclusiva
Doutoramento em Educação Artística:
O Doutoramento em Educação Artística é um doutoramento conjunto entre a Universidade do Porto e a Universidade de Lisboa, através das suas Faculdade de Belas Artes e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes e Instituto de Educação da Universidade da de Lisboa.
O Doutoramento em Educação combina o conhecimento aprofundado e atualizado na área científica com formação teórica e metodológica rigorosa de modo a promover o desenvolvimento de investigação original e com impacto transformador. A formação avançada contribui para a resolução de problemas críticos nas áreas da investigação e da inovação em vários contextos de prática educativa.
♦ Administração e Política Educacional
Doutoramento em Educação Inclusiva:
O Doutoramento em Educação Inclusiva é uma iniciativa pioneira nos contextos nacional e europeu e resulta da colaboração entre o Instituto de Educação e a Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade de Lisboa. Visa desenvolver conhecimento sobre práticas de inclusão em educação, com incidência em grupos em situações de vulnerabilidade (física, cognitiva, sensorial, emocional, académica, económica, social, cultural), bem como sobre práticas de formação inicial, contínua, ou especializada, de profissionais para o desenvolvimento e a inovação na Educação Inclusiva.
♦ Doutoramento em Educação Inclusiva
Doutoramento em Educação Artística:
O Doutoramento em Educação Artística é um doutoramento conjunto entre a Universidade do Porto e a Universidade de Lisboa, através das suas Faculdade de Belas Artes e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes e Instituto de Educação da Universidade da de Lisboa.
O Mestrado em Educação e Formação visa a preparação de profissionais capazes de atuar nas várias modalidades de educação e formação, através de uma formação especializada, aplicada e adequada a contextos de trabalho diversificados e em mudança.
O mestrado destina-se a aprofundar os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas na graduação – em licenciaturas da área da Educação e da Formação ou de outras áreas das Ciências Sociais e das Humanidades -, preparando os mestrandos para intervirem no sistema educativo, em empresas, em serviços de formação profissional, em organizações de âmbito cultural, social, assistencial, económico, de justiça e saúde, entre outras.
O 1.º ano é de natureza presencial. O 2.º ano pode ser realizado através de uma das seguintes modalidades de formação: estágio de natureza profissional (preferencialmente destinado a mestrandos sem experiência profissional), trabalho de projeto de intervenção profissional (adequado a profissionais em exercício) e dissertação de natureza científica.
♦ Organização e Gestão da Educação e da Formação
O Mestrado em Educação destina-se a profissionais de educação em exercício, oferecendo-lhes uma formação especializada aplicada, orientada para o seu desenvolvimento profissional. A formação visa o aperfeiçoamento da prática profissional e a capacitação para uma intervenção fundamentada e adequada a contextos de trabalho diversificados e em mudança. Para isso, a formação combina o conhecimento atualizado sobre educação, a reflexão sistematizada sobre os contextos profissionais e a iniciação à investigação educacional.
Este ciclo de estudos é reconhecido, nas suas diferentes áreas de especialização, para efeitos de contagem de tempo para progressão na carreira docente em Portugal (nos termos Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril).
A presente informação não dispensa a leitura da legislação em vigor e sugere-se a consulta da página da DGAE.
O 1.º ano é de natureza presencial. O 2.º ano compreende a elaboração de uma dissertação de natureza científica ou de um trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim.
O Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais (EaD) visa o aperfeiçoamento das práticas profissionais em contextos educativos/formativos, com recurso a tecnologias digitais, no âmbito da capacitação para uma intervenção fundamentada e adequada às condições de diversidade sociocultural e de mudança tecnológica. Para além de promover o reforço de competências de diagnóstico, intervenção e avaliação pedagógicas com recurso a tecnologias educativas, o curso apoia o desenvolvimento de conhecimento especializado no tema da Educação e Tecnologias Digitais, desse modo contribuindo para que o IE-ULisboa exerça o seu compromisso com o desenvolvimento do sistema educativo e o apoio às políticas públicas, a saber: inovar, difundir e apoiar a melhoria das práticas de ensino e formação, por via da integração e do uso mais efetivo das tecnologias digitais, e estudar de forma avançada o seu impacto nos alunos, professores, no ensino, na formação e na aprendizagem.
Mais informações aqui
O curso de Mestrado em Cultura Científica e Divulgação das Ciências surge num contexto de colaboração de várias escolas da Universidade de Lisboa, tirando partido do conhecimento multidisciplinar nelas produzido. A participação das diferentes escolas e museus representa uma oportunidade de criação de sinergias de áreas diversas do conhecimento, conferindo a este mestrado um inegável potencial de qualidade.
Com este curso de mestrado pretende-se formar profissionais para o desenvolvimento de estratégias de promoção da cultura científica dos cidadãos, pelo que a perspetiva da comunicação e da divulgação acompanhará todas as componentes do curso, assumindo graus de profundidade e abrangência diferenciados.
Mais informações aqui
Os diversos cursos de Mestrado em Ensino da Universidade de Lisboa constituem um elemento importante da oferta formativa da Universidade de Lisboa no campo da formação de professores, uma vez que visam a aquisição de habilitação profissional para a docência. Assim, estes cursos procuram assegurar que o estudante adquira uma formação apropriada para o exercício da profissão docente, envolvendo o aprofundamento dos seus conhecimentos na área da docência e da sua didática e de natureza educacional geral, e o desenvolvimento da sua capacidade de os pôr em prática em situações educativas.
No geral, são cursos com responsabilidades repartidas por duas escolas da Universidade de Lisboa.
♦ Mestrado em Ensino de Artes Visuais
♦ Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia
♦ Mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade
♦ Mestrado em Ensino de Física e de Química
♦ Mestrado em Ensino da Geografia
♦ Mestrado em Ensino da História
A Pós-Graduação em Pedagogia do Ensino Superior é parte integrante das estratégias da Universidade de Lisboa, através do seu Instituto de Educação, no sentido de ampliar e desenvolver o ensino e a qualidade da aprendizagem, bem como de apoiar o desenvolvimento profissional dos docentes.
Num contexto de grandes transformações no ensino superior, a Pós-Graduação em Pedagogia do Ensino Superior constitui uma resposta a grandes desafios que as suas instituições e seus docentes têm hoje pela frente, que resultam em larga medida: do afluxo em grande número de estudantes à graduação e pós-graduação, provenientes de trajetórias escolares muito diversificadas; da crescente demanda pela integração de novas tecnologias e da circulação dos alunos em vários ambientes de aprendizagem; do trânsito e da velocidade com que os saberes se cruzam e se consolidam.
A Pós-Graduação é, assim, concebida para os professores do ensino superior ou para aqueles que o desejem vir a ser, recebendo candidatos provenientes de todas as áreas científicas.
Mais informações aqui
O curso Educação STEAM tem por objetivos desenvolver competências na criação de cenários de aprendizagem STEAM, em contexto de processos formativos inovadores, e promover a utilização generalizada de recursos educativos STEAM nos ensinos básico, secundário e profissional, e nos demais contextos de ensino (e.g., museus de ciência, escolas ciência viva), designadamente através do desenvolvimento de protótipos STEAM.
Mais informações aqui
O curso Robótica e Tecnologias Emergentes no Ensino Básico procura responder às necessidades atuais e futuras de formação de professores e educadores na área da utilização das tecnologias digitais emergentes (Realidade Virtual, Aumentada e Mista, Inteligência Artificial, Internet das Coisas) e da Robótica Educativa no ensino básico e secundário.
Mais informações aqui
O curso Literacia Digital na Educação e Formação de Adultos destina-se aos profissionais que compõem as equipas técnico pedagógicas responsáveis pela educação e formação de adultos (gestores e coordenadores de educação e formação de adultos, formadores e mediadores), e tem por objetivos o desenvolvimento de competências na utilização de tecnologias, meios e recursos digitais no âmbito da sua atividade profissional e pedagógica, em contexto de processos formativos inovadores e tendentes à capacitação dos adultos para a sua autoformação.
Mais informações aqui
Aconselhamos a utilização de um dos seguintes browsers: Firefox Mozilla ou Google Chrome.
Se precisar de recuperar credenciais campus/edu, consulte aqui.
Se tiver dificuldade em criar ou recuperar a password da conta campus, deverá contactar suporteIE@ie.ulisboa.pt, solicitando apoio para a criação/recuperação de credenciais, indicando o nome completo e o número do seu documento de identificação.