Professora Doutora Maria João Mogarro
Professora Doutora Teresa Leite
Professora Doutora Ana Sofia Freire
Este curso de doutoramento constitui uma oferta formativa especializada na área da Formação de Professores em Educação Especial, orientando-se para profissionais de educação que pretendem aprofundar conhecimentos sobre a educação de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e sobre a formação de professores nesta área. Este curso visa desenvolver competências de investigação em ordem à realização de um projeto de doutoramento.
O curso inclui a abordagem de problemáticas centrais da Formação de Professores e a abordagem de aspetos específicos da Educação de crianças e jovens com NEE, organizando-se nos seguintes domínios:
- Evolução histórica da Educação Especial e da Formação de Professores neste âmbito; a educação de crianças e jovens com NEE, a Escola Inclusiva e as respostas educativas no sistema de ensino português.
- Perturbações do Desenvolvimento e Aprendizagem no contexto pré-escolar e escolar; caraterização e processos de referenciação e avaliação inicial; definição, desenvolvimento e avaliação de adequações curriculares e currículos específicos; as tecnologias de apoio à comunicação; investigação em Educação Especial e Educação Inclusiva – o estado da arte.
- Conceções e práticas de formação de professores e profissionalidade docente; análise de projetos e práticas de formação inicial e contínua de professores e a sua relação com o perfil de competências do educador de infância e professor do ensino básico e secundário com vista à inclusão de alunos com NEE.
- Formação de docentes de Educação Especial na perspetiva inclusiva; articulação e colaboração dos docentes de Educação Especial com outros agentes educativos e equipas médico-terapêuticas; análise das diferentes dimensões dos currículos de formação especializada e dos processos de construção da identidade profissional destes docentes.
Este ciclo de estudos é reconhecido, nas suas diferentes áreas de especialização, para efeitos de contagem de tempo para progressão na carreira docente (nos termos Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril). A presente informação não dispensa a leitura da legislação em vigor e sugere-se a consulta da página da DGAE.
- Detentores do Grau de Mestre em Ciências da Educação ou em Educação.
- Detentores de grau de Mestre em outras áreas científicas com currículo científico ou profissional relacionado coma temática do curso, preferencialmente a Educação Especial, interessados em desenvolver os seus conhecimentos científicos e competências nas áreas da formação de professores e de formadores.
- A título excecional, podem ainda candidatar-se os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido pelo Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização do doutoramento.
Em todos os casos, é exigido que a proposta de problemática a investigar durante o programa de doutoramento se insira no tema do curso de formação avançada.
A frequência do programa de doutoramento pressupõe o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira (francês ou inglês), ao nível da compreensão oral e da escrita.
Esta área de especialidade não pertence à atual oferta formativa do IE-ULisboa.