Professor Doutor Jorge Ramos do Ó
Professor Doutor Luís Tinoca
O curso de doutoramento em Teoria e Desenvolvimento Curricular está orientado para a análise do fenómeno educativo, tendo por base uma matriz teórica e metodológica que privilegia a abordagem das questões do conhecimento, dos atores e das situações educativas. A especificidade do campo curricular, enquanto instrumento da escolarização, resulta da sua conexão direta com as práticas e com os contextos políticos, sociais e culturais sobre que se funda e objetiva todo o sistema educativo. Por essa razão o curso assume uma explícita dimensão interdisciplinar, em que o vínculo às ciências da educação – que abarca e se expressa nos estudos sobre o currículo – integra igualmente as metodologias presentes nas outras disciplinas das ciências sociais e humanas.
O objetivo central do curso é o desenvolver e aprofundar instrumentos de análise que permitam alargar as fronteiras do conhecimento educacional no que se refere tanto à fundamentação, teorização e justificação, quanto à elaboração, planeamento, operacionalização e avaliação em matéria de currículo, de decisão didática e de inovação pedagógica. O termo currículo remete para a organização da experiência da escolarização em bloco e, assim, o seu estudo dirá sempre diretamente respeito à multiplicidade de processos em que a educação se vê problematizada a partir da relação entre teoria e prática.
Temas que podem ser considerados em trabalhos de investigação nesta especialidade incluem: reformas curriculares; contextos de decisão curricular; práticas de avaliação curricular; modelos e práticas de desenvolvimento profissional; construção da identidade e da profissionalidade dos formadores; contextos de aprendizagem formal, não formal e informal; e experiências de inovação curricular nos diversos níveis de ensino, incluindo o ensino superior.
Este ciclo de estudos é reconhecido, nas suas diferentes áreas de especialização, para efeitos de contagem de tempo para progressão na carreira docente (nos termos Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril). A presente informação não dispensa a leitura da legislação em vigor e sugere-se a consulta da página da DGAE.
A principal modalidade de ingresso no doutoramento é através de candidatura a um concurso aberto para um Programa de Doutoramento por ramo e especialidade com indicação do número de vagas. A abertura deste concurso será publicitada através de Edital e obedecerá a normas e formulários próprios.
Nas áreas de doutoramento em que não houver concurso os candidatos devem dirigir um requerimento ao Conselho Científico do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa formalizando a sua candidatura. Apenas em casos excecionais, devidamente justificados poderá haver ingresso através de candidatura individual ao doutoramento numa área de especialidade em anos em que se realizou um concurso aberto.
Esta área de especialidade não pertence à atual oferta formativa do IE-ULisboa.
Informações Úteis | Horários |
Seminário de Investigação | |
Seminários Transdisciplinares | |
Plano de Estudos | |
Regulamentação | |
Dúvidas frequentes | |
FAQ |
Informações Úteis | Horários |
Seminário de Investigação | |
Seminários Transdisciplinares | |
Plano de Estudos | |
Regulamentação | |
Dúvidas frequentes | |
FAQ |
Datas e condições de acesso