Doutoramento em Educação –Tem como finalidade promover a capacidade de realizar investigação científica e conduzir projetos de intervenção e desenvolvimento curricular, de modo autónomo, em diversas áreas da Educação e da Formação.
Progressão na carreira – Reconhecimento dos ciclos de estudos conducentes aos graus de Mestre e Doutor do Instituto de Educação
Os ciclos de estudos conducentes aos graus de Mestre e Doutor em Educação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, nas suas diferentes áreas de especialização, são reconhecidos para efeitos de contagem de tempo para progressão na carreira nos termos da Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril, que regulamenta o processo de reconhecimento dos ciclos de estudos conducentes aos graus de mestre e doutor e dos próprios graus académicos obtidos por docentes profissionalizados, integrados na carreira, em domínio diretamente relacionado com a área científica que lecionem ou em Ciências da Educação, disponível na página da Internet da DGAE: https://www.dgae.mec.pt/gestrechumanos/pessoal-docente/carreira/aquisicao-de-outras-habilitacoes/ ( Ver “Lista de cursos deferidos com grupos de recrutamento”)
A presente informação não dispensa a leitura da legislação em vigor.
Ligação para a publicação oficial, em Diário da República, da Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril, consultável aqui.
O ano letivo corresponde a 40 semanas organizadas em dois semestres de igual duração.
O 1.º Semestre tem início na segunda quinzena de setembro e termina em fevereiro. A época normal de exames do 1.º semestre decorre no mês de janeiro e a época de recurso em fevereiro.
O2.º Semestre tem início na segunda quinzena de fevereiro e termina em julho. A época normal de exames do 2.º semestre decorre no mês de junho e a época de recurso em julho.
A avaliação em cada unidade curricular:
Na Universidade de Lisboa existem 19 residências universitárias para estudantes. No início de cada ano letivo, são disponibilizadas vagas para os alunos do IE-ULisboa, que devem inscrever-se nos Serviços de Ação Social.
Na Universidade de Lisboa existem 10 refeitórios/ cantinas que servem refeições completas (sopa, prato, pão, sobremesa – doce, fruta ou iogurte – e bebida – água, sumo de máquina ou chá), incluindo dieta (mediante marcação prévia). Em alguns casos existe a oferta de uma refeição ovolactovegetariana. O acesso a estas unidades está condicionado à apresentação do cartão de estudante.
Antes de chegar a Portugal, os estudantes não europeus devem ativar um seguro de saúde internacional (numa companhia à sua escolha). Para além disso, os alunos do IE-ULisboa estão abrangidos pelo seguro escolar e podem ainda aceder a consultas de clínica geral e outras especialidades médicas com preços especiais num dos Centros Médicos do Núcleo de Saúde e Bem-Estar da ULisboa (Centro Médico do Estádio e Centro Médico da Ajuda).
Os estudantes do IE-ULisboa têm condições especiais para a prática de exercício físico e de atividades desportivas no Complexo Desportivo do Estádio Universitário de Lisboa.
O IE-ULisboa disponibiliza aos seus estudantes diferentes espaços para as suas atividades académicas, todos com acesso wireless.
A Biblioteca permite o acesso a gabinetes de trabalho de grupo, para grupos de 4 pessoas, mediante reserva.
Integrado no Campus da Cidade Universitária e localizado no Jardim do Campo Grande, o Caleidoscópio dispõe duma sala de estudo com 175 lugares, aberto 24h por dia, todos os dias, com rede wireless e equipamentos de impressão.
Carris: 731, 735, 738, 768
Transportes Sul do Tejo: Almada / Cidade Universitária
Metro: Estação Cidade Universitária
Fertagus e CP: Estação de Entrecampos
Dúvidas sobre o funcionamento do IE, requerimentos, matrículas, inscrições: sacademicosIE@ie.ulisboa.pt
Outras dúvidas: geral@ie.ulisboa.pt
, com serviço de impressão mediante pagamento (é necessário adquirir um cartão na máquina que se encontra à entrada da Biblioteca).