maio, 2018

24mai18:00Conversas à Quinta18:00 Sala 7, IE - ULisboaCategorias:arquivo,Conversas à Quinta

Mais

Detalhe

Com o intuito de criar espaços mais informais de partilha e de debate entre investigadores portugueses, a direcção da AFIRSE Portugal e o Instituto de Educação promovem a iniciativa “Conversas à Quinta”.

Orientadas por um investigador e seus convidados, estas conversas decorrem à volta de temáticas atuais relevantes para a análise da realidade educativa nacional suportadas pela investigação.

Para mais informações: http://afirse.ie.ul.pt/

 

24 de maio - Pedagogia do Ensino Superior

Moderador: Joana Marques, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Convidados: Patrícia Rosado Pinto, Pró-Reitora da Universidade Nova de Lisboa
Luís Castro, Vice-Presidente do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa
Jorge do Ó, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Objetivo: Discutir a importância da aposta no desenvolvimento profissional dos docentes, especificamente no âmbito da sua formação pedagógica, para a melhoria da qualidade do ensino e para a melhoria das experiências de aprendizagem dos estudantes.
Que enfoque tem sido dado nos últimos anos pelas IES à formação pedagógica dos docentes? Que necessidades de formação pedagógica têm sido identificadas pelos docentes e pelas IES? Qual o papel das IES na identificação e procura de resposta para as necessidades identificadas? Haverá possibilidade de transferibilidade de práticas entre IES?

 

22 de março - Mercadorização e qualificação do trabalho docente

Moderador: Belmiro Cabrito, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Convidados: Jussara Marques de Macedo, Faculdade de Educação e Universidade Federal do Rio de Janeiro
Luísa Cerdeira, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Objetivo: Propõe-se um debate sobre o trabalho docente recorrendo a alguns indicadores que evidenciam a progressiva mercadorização do professor no Brasil e em Portugal. No actual contexto político global, o trabalho dos professores é cada vez mais um trabalho precário e desvalorizado, mau-grado o elevado nível de qualificação e exigências de formação destes profissionais. Contraditoriamente, o trabalho docente surge mais intensificado e eleito como fundamental para o desenvolvimento de países e populações.

 

26 de abril - Flexibilização curricular: questões e desafios

Moderador: Luís Tinoca, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Convidados: Adelino Calado, Director do Agrupamento de Escolas de Carcavelos
José Morgado, ISPA

Objetivo: Num contexto de valorização da flexibilização e diferenciação curricular, discutir questões e desafios que se colocam à escola, como por exemplo os que têm a ver com a função e os tipos de avaliação utilizados. E a preparação para os exames como é que fica? Mas eu tenho 35 alunos na minha turma! Como é que diferencio para 35? E a fiabilidade desses outros métodos “alternativos”? Avaliar conhecimentos ou competências? E a extensão dos programas?

 

 

        logotipo Redeescola    logotipo AFIRSE Portugal

 

Hora

(Quinta-feira) 18:00

Localização

IE - ULisboa