janeiro, 2021
Detalhe
Para ter sucesso em Matemática,
Mais
Detalhe
Para ter sucesso em Matemática, os alunos devem ser capazes de raciocinar matematicamente com fluência. Para os levar a desenvolver esta capacidade, os professores precisam de compreender a natureza do raciocínio matemático e de serem capazes de usar estratégias de ensino apropriadas. Para isso, devem proporcionar aos alunos a oportunidade de trabalhar em tarefas matemáticas que exigem raciocínio e, ao mesmo tempo, estimulam o seu desenvolvimento, bem como a reflexão sobre os raciocínios realizados. No entanto, na maioria das salas de aula, os processos de raciocínio matemático não são tratados de forma explícita. Daqui resulta a necessidade de um trabalho de formação que ajude os professores a desenvolver o conhecimento e a capacidade de promover o raciocínio matemático dos seus alunos. Assim, o objetivo do projeto REASON é estudar o conhecimento matemático e didático que os professores precisam para conduzir uma prática que promova o raciocínio matemático dos alunos e estudar formas de apoiar o seu desenvolvimento em professores e futuros professores dos ensinos básico e secundário. Neste Seminário são apresentados e discutido diversos trabalhos realizados no âmbito deste projeto.
09:40 – 10:40 Conferência 1
Consultor Andreas Stylianides
10:40 – 10:45 Mini-intervalo
10:45 – 11:20 Paper 1
Rodrigues et al.
11:20 – 11:55 Paper 2
Vieira et al.
11:55 – 12:30 Paper 3
Oliveira & Henriques
12:30 – 14:00 Almoço
14:00 – 15:00 Conferência 2
Consultor Orly Buchbinder
15:00 – 15:05 Mini-intervalo
15:05 – 15:40 Paper 4
Brocardo et al.
15:40 – 16:15 Paper 5
Ponte, Mata-Pereira, Quaresma
16:15 – 16:50 Paper 6
Santos et al.
16:50 – 17:00 Síntese final e Encerramento
Inscrições encerradas
Hora
(Segunda-feira) 9:30
Localização
online - hora de Lisboa/Portugal