junho, 2018
Detalhe
Gerir o currículo implica fazer
Mais
Detalhe
Gerir o currículo implica fazer opções e definir prioridades que deem sentido às escolas e aos seus projetos com o propósito de melhorar as aprendizagens dos alunos. Partindo de um olhar integrado da gestão curricular como atividade complexa, socialmente situada, propomo-nos equacionar como é que na sua produção se interligam as práticas de supervisão, de liderança e de avaliação. Assim, o IV Encontro SLIA coloca no centro da reflexão os desafios da gestão do currículo às práticas de supervisão, de liderança e de avaliação.
A investigação realizada pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa) nas escolas integradas na REDESCOLA, a formação desenvolvida junto dos atores escolares, por todo o país, e a consultadoria especializada nas escolas do programa ‘Territórios Educativos de Intervenção Prioritária’, entre outros, inspiram-nos a intensificar o debate e a reflexão sobre desafios profissionais atuais, implicando nesse exercício todos os que intervêm no setor da educação – na academia, na administração e na profissão docente –, assim como os nossos alunos dos cursos pós-graduados de Doutoramento, Mestrado e Especialização sobre supervisão, avaliação, organização e gestão das escolas.
Neste contexto, promovemos o IV Encontro “SLIA – Supervisão, Lideranças e Avaliação: os desafios atuais da gestão do currículo“, contando, para tal, com a presença de reconhecidos especialistas nestas áreas do conhecimento.
Conforme o Despacho n.º 5741/2015 de 29 de maio de 2015, este Encontro poderá ser certificado como ação de formação de curta duração (6 horas), devendo para esse efeito preencher os campos necessários da ficha de inscrição para emitirmos o certificado de participação.
As inscrições estão encerradas por completarem a lotação da sala
08h45 Receção
09h00 Boas Vindas
Luís Miguel Carvalho ♦ Diretor do IE-ULisboa
Estela Costa ♦ Comissão Ogranizadora
Leonor Santos ♦ Conferencista
09h30 Conferência Os desafios da avaliação e a inovação curricular
Leonor Santos ♦ IE-ULisboa
Moderação: Estela Costa ♦ IE-ULisboa
10h30 Pausa
11h00 Mesa redonda Avaliação para a aprendizagem: olhares integrados
Avaliação para a aprendizagem: identificar e analisar os erros dos (e com) alunos
Paulo Dias ♦ Agrupamento de Escola da Moita
A apropriação dos critérios de avaliação
Inês Bruno ♦ Escola Secundária José Saramago
Feedback e explicações científicas: Um contexto para desenvolver o raciocínio científico
Paula Serra ♦ Escola Secundária de Vergílio Ferreira
Moderação: Marta Almeida ♦ IE-ULisboa
13h00 Almoço
14h30 Conferência Currículo e supervisão: reproduzir ou transformar?
Flávia Vieira ♦ Universidade do Minho
Moderação: Ana Sofia Pinho ♦ IE-ULisboa
15h30 Pausa
15h45 Mesa redonda O atual papel da supervisão nas escolas
Gestão curricular e educação intercultural através das línguas: implicações pedagógicas e supervisivas
Ana Sofia Pinho ♦ IE-ULisboa
Supervisão na avaliação de professores – compromisso e conflito
Maria Manuela Jacinto ♦ Escola Secundária de Santa Maria – Agrupamento de Escolas Monte da Lua
Supervisão e desenvolvimento profissional do supervisor
Elisa Valério ♦ Agrupamento de Escolas da Caparica
Moderação: Maria João Mogarro ♦ IE-ULisboa
17h45 Encerramento
Maria João Mogarro ♦ Comissão Organizadora
Estela Costa ♦ Direção
Áreas de Investigação e Ensino do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa de
Políticas de Educação e Formação e Currículo, Formação de Professores e Tecnologia.
Estela Costa ♦ Maria João Mogarro ♦ Domingos Fernandes ♦ Ana Sofia Pinho ♦ Luís Tinoca ♦ Marta Almeida ♦ Pedro Rodrigues ♦ Sofia Viseu ♦ Renata Carvalho ♦ Ana Sérgio
Hora
(Sábado) 9:00 - 18:00
Localização
Anfiteatro 1
IE-ULisboa