A equipa de Investigadores do IE-ULisboa que integra a parceria estratégica Designing Future Innovative Learning Spaces (Design-FILS) publicou recentemente um quadro teórico e metodológico sobre a integração das TIC em Ambientes Educativos Inovadores (ou Salas de Aula do futuro) que visa apoiar decisores políticos, responsáveis dos centros de formação de professores, diretores de agrupamentos de escolas e formadores de professores a planearem atividades formativas neste domínio.
O documento discute os recursos dos espaços de aprendizagem, analisa a dimensão crucial na conceção de espaço – a pedagogia –, considera o papel da tecnologia na educação e apresenta estratégias e recomendações para a implementação de pedagogia inovadora nas escolas e a integração de um espaço tecnologicamente enriquecido no ensino e na aprendizagem.
O projeto Design-FILS, financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Erasmus+, tem como objetivos principais estudar práticas implementadas em espaços inovadores de aprendizagem e proporcionar formação a professores, formadores e investigadores sobre integração de equipamentos digitais, apps e ambientes on-line em contexto de sala de aulas com vista ao estabelecimento de inovação nas práticas docentes e melhorias no sucesso dos estudantes.