Linhas de Investigação e objetivos de avanço do conhecimento
LI Ambientes de aprendizagem tecnologicamente enriquecidos
O1 Ampliar e aprofundar o estudo dos efeitos das tecnologias emergentes e da inteligência artificial nas iniciativas de ativismo e cidadania ativa
O2 Ampliar e aprofundar o estudo dos efeitos das tecnologias emergentes e da inteligência artificial nas aprendizagens dos alunos em contextos disciplinar e de integração disciplinar
L2 Novas dinâmicas de indução profissional | RL2 New Dynamics of Professional Induction
O1 Retratar de modo sistemático as condições e as práticas de indução dos docentes dos vários graus de ensino
O2 Desenhar, mediar e analisar processos colaborativos de formação e desenvolvimento no quadro de parcerias para a indução profissional
L3 Capacitação das comunidades educativas para a inclusão
O1 Desenvolver estudos e metodologias para a capacitação de comunidades de aprendizagem em ambientes escolares complexos e de alta diversidade sociocultural
O2 Aprofundar o conhecimento sobre as dinâmicas sociais da turma e seus efeitos na participação social dos estudantes e no envolvimento em experiências significativas e efetivas de aprendizagem
L4 Transformações na regulação da educação
O1 Ampliar e aprofundar os estudos sobre a participação dos atores não estatais na coordenação, debate e legitimação das políticas, e sobre os instrumentos da regulação baseados em dados e informações, como as plataformas digitais e as avaliações internacionais de larga-escala
O2 Desenhar, mediar e analisar a implementação de alternativas à prevalência do darwinismo competitivo nos processos de governo, liderança e accountability em educação