Os protocolos da Universidade de Lisboa permitem aos alunos realizar uma mobilidade de estudos até, um máximo de 12 meses, numa universidade com a qual haja um acordo de cooperação.
A ULisboa possui acordos de cooperação com os mais diversos países, abrangendo 4 continentes.

O Instituto de Educação mantém diversos protocolos de intercâmbio com universidades de outros países, que permitem mobilidade de alunos, docentes e não docentes. Para mais informações, envie email para mobilidade@ie.ulisboa.pt.

Candidaturas

Quem se pode candidatar

Estudantes regularmente inscritos no IE-ULisboa num curso conferente de grau (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento).

Condições de participação

Antes de se candidatar, leia com atenção as condições exigidas para realizar um período de mobilidade e obtenha resposta a algumas questões.

  • Só pode efetuar mobilidade numa instituição com a qual o IE-ULisboa tenha um acordo bilateral de cooperação para a mobilidade de estudantes (para mais informações, envie email para mobilidade@ie.ulisboa.pt);
  • A duração mínima da mobilidade é de 3 meses (90 dias) e a máxima de 12 meses;
  • Não pode realizar mais do que 12 meses de mobilidade no âmbito do ciclo de estudos que frequenta;
  • Ter concluído todas as unidades curriculares do 1º ano, se for aluno de Licenciatura.

Atenção: a Universidade de Lisboa não financia o intercâmbio ao abrigo de protocolos. Contudo, e regra geral, haverá isenção das propinas na instituição de acolhimento.

Prazos e processo de candidatura
  • Consultar o sítio da Instituição de Ensino Superior pretendida para verificar as condições específicas de candidatura, os prazos, bem como a oferta pedagógica;
  • Reunir toda a documentação de candidatura indicada pela instituição de acolhimento, atribuindo particular atenção ao documento “Plano de estudos” que deve estar devidamente validade e assinado pelo coordenador departamental para a Mobilidade no IE-ULisboa. Entregar toda a documentação no Gabinete de Mobilidade com alguma antecedência em relação ao término do prazo;
  • Os estudantes são nomeados pelo Gabinete de Mobilidade, que envia a sua candidatura à universidade de destino;
  • O aluno apenas estará formalmente aceite na Instituição de acolhimento, à qual se candidatou, quando receber uma carta de aceitação com a indicação do período de mobilidade.
Reconhecimento académico

Os créditos obtidos durante o semestre/ano letivo na universidade de destino serão reconhecidos pelo IE-ULisboa no regresso dos estudantes, desde que se encontrem contratualizados no plano de estudos e haja aproveitamento.

Caso haja alterações ao plano de estudos inicialmente estabelecido, o aluno deverá solicitar aos coordenadores respectivos (instituição de envio e de acolhimento) autorização para alterar o seu plano de estudos inicial.

Propinas e outros encargos

No ano em que realiza a mobilidade, o estudante continua a pagar as respetivas propinas no IE-ULisboa.
As bolsas e os empréstimos nacionais a que o estudante tenha direito, não devem ser cancelados ou suspensos, nomeadamente a bolsa dos Serviços de Acção Social da Universidade de Lisboa.

Preparar a mobilidade

Conhecimentos linguísticos
Possuir conhecimentos básicos da língua materna do país onde vai viver durante alguns meses é essencial. Antes da escolha de uma possível universidade de acolhimento, deve verificar-se quais as competências linguísticas exigidas nessa instituição. Caso o candidato não possua o nível exigido, a sua candidatura pode não ser aceite.

Seguros e Cuidados de Saúde
Ao estar inscrito no IE-ULisboa, fica coberto pelo seguro escolar durante a estadia no estrangeiro. Caso a instituição de acolhimento exija outras coberturas, deverá obtê-las a título particular. Para ter direito a cuidados de saúde, dentro da UE, deve obter o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD). O CESD é um documento que assegura a prestação de cuidados de saúde aos beneficiários de um sistema de segurança social de um dos Estados da União Europeia, Espaço Económico Europeu (Islândia, Liechtenstein e Noruega) ou Suíça, que se deslocam temporariamente neste espaço.
Para mais informações aceda à seguinte página.

Aspetos práticos – viagem e alojamento
O estudante é responsável pela organização da sua estadia no que diz respeito às questões práticas que decorrem da mesma, como por exemplo: marcar as viagens, garantir alojamento, informar-se sobre condições da Instituição, seguros, vistos de entrada e de residência, cidade e país de destino (costumes, custo de vida, clima, etc.).

Muitas universidades oferecem opções de alojamento em Residências Universitárias ou serviços de apoio à procura de casa. Recomendamos que consulte a informação disponível na página web da Universidade de acolhimento; peça ajuda a colegas que já tenham estudado nessa Universidade ou solicite informação diretamente à instituição de acolhimento.