Considerando as Orientações para Atividades Letivas e Não Letivas nas Instituições Científicas de Ensino Superior para o Ano Letivo de 2020/2021 (DGES e DGS, julho 2020) e a Recomendação às Instituições Científicas e de Ensino Superior para a preparação do Ano Letivo 2020/2021 (Gabinete do MCETS, 4 agosto de 2020);
Respeitando os Termos de Referência para a preparação do primeiro semestre do ano letivo 2020/2021, aprovados pelo Conselho Científico do IE-ULisboa (final de junho 2020), assim como o determinado no Plano de Contingência do IE e da FP da ULisboa;
o funcionamento do primeiro semestre do ano letivo de 2020/2021 no IE-ULisboa seguirá as orientações seguintes.
a. Todos os membros que frequentam o IE-ULisboa são responsáveis pela auto-monitorização diária de sinais e sintomas e devem abster-se de aceder às instalações do IE/FP caso apresentem sintomatologia compatível com COVID-19. Nestes casos, devem permanecer no seu domicílio e contactar as autoridades de saúde competentes e seguir as orientações que lhes sejam transmitidas;
b. Obrigatoriedade de uso de máscara no acesso às instalações e desinfeção de mãos com solução desinfetante à entrada do edifício, dos serviços, das salas de aulas e laboratórios e de qualquer outro espaço de utilização comum;
c. Obrigatoriedade do uso de máscara em espaços fechados partilhados por várias pessoas;
d. Sempre que as condições meteorológicas o permitam, permanência de janelas abertas, nas zonas de trabalho e de atendimento ao público, de modo a garantir uma adequada circulação do ar;
e. Observação das normas de distanciamento social recomendadas pelas autoridades de saúde, designadamente um distanciamento físico mínimo de 1 metro entre pessoas, quer do ponto de vista da circulação, quer do ponto de vista da utilização dos espaços;
f. Observação das indicações de entrada, circulação e saída fixados para os espaços de utilização comum;
g. Aos estudantes é recomendado que apenas se desloquem ao IE-ULisboa nos dias em que tenham as atividades letivas presenciais e que, no contacto com os serviços administrativos, privilegiem os meios à distância, designadamente através da utilização do site, do portal académico, e dos contactos de correio eletrónico e telefónicos;
h. Aos docentes, investigadores e bolseiros que ocupam os gabinetes/salas de trabalho E-209, E-210, E-211 e E-215 é recomendado que respeitem o número máximo de sete utilizadores em simultâneo.
a. Os serviços funcionam, preferencialmente, em regime de trabalho presencial, de acordo com planos definidos para cada setor, com a salvaguarda das condições de saúde e de higienização dos colaboradores e dos utilizadores;
b. Os serviços realizam o atendimento ao público de modo presencial, por email e telefone;
c. É assegurado o fornecimento de equipamento de proteção e higiene aos trabalhadores que realizam as atividades laborais em regime presencial, designadamente, máscaras para uso diário, recipiente com líquido desinfetante junto aos postos de trabalho e viseiras para atividades de atendimento presencial.
a. A Biblioteca e as salas de computadores/estudo – à exceção da sala contígua ao bar/refeitório – estão abertas aos estudantes, em regime de acesso condicionado;
b. O acesso à Biblioteca é condicionado a um número reduzido de utilizadores, em função da necessidade de aplicação das regras distanciamento social e das condições de higiene no seu interior, de acordo com as indicações dadas no balcão de acolhimento;
c. O número de postos de trabalho nas salas de computadores/estudo é reduzido em 50%, de modo a salvaguardar o distanciamento social no seu interior e tendo em conta as condições de ventilação dos espaços;
d. O bar e o refeitório funcionam diariamente, cumprindo as medidas emanadas pelas autoridades competentes para o respetivo setor de atividade. A sua capacidade será reduzida em cerca de 50%, sendo definidos corredores próprios para entrada, circulação e saída;
e. Tendo em conta a limitação ao acesso e uso dos espaços do bar e do refeitório, são criados espaços exteriores adjacentes, nos quais as refeições poderão ser tomadas –e exclusivamente para esse uso -, cumprindo as regras de distanciamento e higiene esperadas.
a. REGIMES DE FUNCIONAMENTO
Todos os cursos do IE-ULisboa funcionam em regime presencial, com exceção do curso de Mestrado em Educação, na especialidade de Educação e Tecnologias Digitais (que se concretiza em regime a distância) e do curso de especialização em Tecnologias e Robótica no Ensino Básico (que funciona em regime b-learning com algumas atividades presenciais a decorrer ao sábado).
b. MODOS DE ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA
1) CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO
1.1. As atividades letivas no curso de Licenciatura seguem um regime adaptado. Este modo de trabalho carateriza-se pela conjugação prática de duas condições: a alternância de trabalho presencial com trabalho autónomo dos estudantes; a alternância da presença semanal dos estudantes de cada turma na instituição;
1.2. A implementação deste modelo implica a divisão de cada turma em duas subunidades independentes, cada uma com 50% dos alunos nela inscritos, e uma lógica de trabalho que combina, para cada uma das subunidades, sequências de trabalho presencial e de trabalho autónomo, apoiado nos meios à distância apropriados a cada unidade curricular;
1.3. A composição das duas subunidades das turmas é da responsabilidade dos serviços académicos. A composição das subunidades é feita por curso, em função da ordem de matrícula dos estudantes, e de modo a formar subunidades equilibradas, quanto ao número;
1.4. A composição de cada subunidade é comunicada aos estudantes e aos docentes, antes do início do ano letivo, até ao final do dia 10 de setembro (à exceção do primeiro ano da licenciatura, cuja informação respetiva será comunicada aos estudantes nos dias 6 e 7 de outubro).
1.5. Constituem exceções ao regime atrás definido as seguintes unidades curriculares, nas quais estão envolvidos docentes associados a grupos de risco:
– Análise Quantitativa de Dados (2.º ano)
– Cultura Escrita e Educação (opcional 2.º ano)
Nestes casos, segue-se um regime de trabalho à distância, predominantemente através de sessões síncronas a decorrer, sempre, nos horários oficialmente determinados. Os docentes responsáveis por estas unidades curriculares fazem a gestão da marcação das sessões síncronas e a respetiva divulgação pelos estudantes inscritos.
2) CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO E DE MESTRADO
2.1. Nos cursos de especialização (Pedagogia do Ensino Superior) e de Mestrado (Mestrado em Educação, Mestrado em Educação e Formação, Mestrado em Ensino, Mestrado em Divulgação da Ciência) são seguidas duas modalidades de organização pedagógica:
– Em unidades curriculares com 15 ou menos estudantes inscritos, o trabalho pedagógico segue as modalidades habitualmente praticadas nos cursos presenciais do IE-ULisboa.
– Em unidades curriculares com mais de 15 estudantes inscritos, as atividades letivas seguem um regime adaptado. Este modo de trabalho carateriza-se pela conjugação prática de duas condições: a alternância de trabalho presencial com trabalho autónomo dos estudantes; a alternância da presença semanal dos estudantes de cada turma na instituição. A implementação deste modelo implica a divisão de cada turma em duas subunidades independentes, e uma lógica de trabalho que combina, para cada uma, sequências de trabalho presencial e de trabalho autónomo, apoiado nos meios à distância apropriados a cada curso e UC.
2.2. A composição das duas subunidades das turmas com mais de 15 alunos é da responsabilidade dos serviços académicos. A composição das subunidades é feita, por curso, em função da ordem de matrícula dos estudantes, e de modo a formar subunidades equilibradas, quanto ao número, tendo em conta o limite definido e o número de vagas abertas em cada curso.
2.3. A composição de cada subunidade é comunicada aos estudantes e aos docentes antes do início do ano letivo, até ao final do dia 10 de setembro para todos os cursos.
2.4. Constituem exceções aos regimes definidos as seguintes unidades curriculares – ou módulos de unidades curriculares -, nas quais estão envolvidos docentes associados a grupos de risco:
Mestrado em Educação e Formação, especialidade Desenvolvimento Social e Cultural
– Módulo de Métodos Quantitativos da unidade curricular de Metodologia de Investigação e Projeto
Mestrado em Educação e Formação, especialidade Organização e Gestão da Educação e da Formação
– Módulo de Métodos Quantitativos da unidade curricular de Metodologia de Investigação e Projeto
Mestrado em Educação, especialidade Inovação em Educação
– Inovação e Desenvolvimento Profissional Docente (predominantemente lecionada à distância)
– Módulo de Métodos Quantitativos da UC Metodologia de Investigação I
Mestrado em Ensino
– Currículo e Avaliação (apenas as 2 turmas lecionadas por Ana Sofia Pinho)
– Abordagens Didáticas Plurais
Nestes casos, segue-se um regime de trabalho à distância, predominantemente através de sessões síncronas a decorrer nos horários oficialmente determinados. Os docentes responsáveis por estas unidades curriculares fazem a gestão da marcação das sessões síncronas e a respetiva divulgação pelos estudantes inscritos.
3) CURSOS DE DOUTORAMENTO
3.1. Nos cursos de Doutoramento, o trabalho pedagógico segue as modalidades habitualmente praticadas nos cursos presenciais do IE-ULisboa.
3.2. Constituem exceções
(a) as unidades curriculares de Seminário de Investigação I e de Seminário Transdisciplinar I, que são concretizadas através do regime de trabalho a distância, em sessões síncronas, em horários definidos, desde o início do ano letivo, e divulgadas no sítio do IE-ULisboa.
c. ORGANIZAÇÃO E DISPOSIÇÃO DE SALAS DE AULA, ANFITEATROS E OUTRAS AREAS DE ATIVIDADE ACADÉMICA
1. Deve garantir-se um distanciamento físico entre as pessoas de, pelos menos, 1 metro, sem comprometer o normal funcionamento das atividades letivas.
2. Nas salas de aula, as mesas devem estar dispostas, sempre que possível, junto de paredes e janelas, de acordo com a estrutura física das salas.
3. As mesas devem estar dispostas, preferencialmente, com a mesma orientação. Caso se opte por outra organização, deve evitar-se uma disposição que implique ter os estudantes face-a-face a uma distância inferior a 2 metros.
4. Recomenda-se, sempre que possível, a não ocupação da primeira fila de mesas e a garantia de uma distância de 2 metros entre os docentes que ministram a aula e os estudantes.
5. Recomenda-se que cada mesa/secretária não seja ocupada por mais do que uma pessoa.
6. Nos anfiteatros, podem ser ocupadas todas as filas, exceto a primeira, com lugares desencontrados, devendo ser deixado um lugar de intervalo entre pessoas.
7. Sempre que haja lugar à partilha de materiais, estes devem ser higienizados.
d. CALENDÁRIO ACADÉMICO
1. Nos cursos de pós-graduação e nos 2.º e 3.º anos do curso de Licenciatura o ano letivo terá início em 14 de setembro.
2. As atividades do 1.º ano do curso de Licenciatura, por motivo da alteração das datas de realização dos exames do secundário, apenas terão o seu início em 6 de outubro. A primeira semana de aulas do 1.º ano da Licenciatura incluirá a realização de atividades de acolhimento dirigidas aos respetivos estudantes (dias 6 e 7 de outubro).
e. PROCESSOS DE GESTÃO
No presente cenário de elevada incerteza, a gestão das atividades pedagógicas do IE-ULisboa depende da existência de processos de acompanhamento e supervisão mais intensos, bem como da intervenção ativa e de proximidade por parte dos coordenadores de curso/especialidade, especialmente atenta a elementos formais e informais defeedback transmitidos por estudantes e docentes.
a. Durante o primeiro semestre será dada continuação à realização de reuniões por meios não presenciais, nomeadamente às reuniões de júris de mestrado e de doutoramento, júris dos concursos, no âmbito das carreiras docentes do ensino superior e da carreira de investigação científicas, e a realização de provas públicas.
b. As reuniões de órgãos de governo e de gestão decorrem em regime presencial, misto ou à distância, por decisão dos respetivos coordenadores, em função do número de participantes e dos espaços usados, e salvaguardando necessariamente o cumprimento das normas estabelecidas pela autoridade pública acerca do distanciamento social e da ocupação dos espaços públicos.
a. Para o caso de existência de pessoas com sinais e sintomas de COVID-19 foi criado um espaço próprio para acolhimento e isolamento – a SALA 16 –, com utilização, em caso de necessidade, de casa de banho próxima, de uso exclusivo.
b. Existe uma equipa responsável pela implementação do Plano de Contingência FP/IE-ULisboa, a contactar em caso de necessidade, pela ordem indicada:
– Engenheiro António Júlio Fornelos (Chefe da Divisão dos Serviços Técnicos / Ext. 13658);
– Dr. João Costa (Coordenador do Núcleo de Estudos Graduados/ Ext. 13792);
– Dra. Telma Vargas (Coordenadora do Núcleo de Gestão de Recursos Humanos / Ext. 13785).
c. Qualquer membro/visitante com sintomas de COVID-19 deve informar um dos responsáveis pelo Plano de Contingência através dos contatos acima referidos e seguir o Fluxograma do Plano de Contingência, divulgado no sítio do IE-ULisboa e afixado em várias zonas do edifício.
Com vista a contribuir para um funcionamento mais seguro das atividades presenciais, decorrerão regularmente operações de testagem COVID-19, dirigidas à comunidade da ULisboa, sob coordenação da Reitoria da ULisboa.
Considerando a possibilidade de se tornarem efetivas menores restrições à mobilidade física das pessoas e à utilização dos espaços sociais e académicos, o IE-ULisboa definiu os termos de referência para a organização e a concretização em regime presencial das suas atividades letivas no ano letivo de 2020/2021.
Os termos de referência observam três objetivos fundamentais: assegurar a qualidade científica e pedagógica das experiências de ensino-aprendizagem e a qualidade das aprendizagens; propiciar o regresso dos estudantes à vivência académica plena; garantir condições de higiene e segurança a toda a comunidade do IE-ULisboa.
Os termos de referência, cuja leitura se recomenda, determinam o regresso ao regime presencial no primeiro semestre do próximo ano*e definem os modos de o concretizar, tendo em consideração previsíveis limitações à plena utilização dos espaços físicos, designadamente no respeita à lotação das salas e ao acesso generalizado a demais áreas fechadas do edifício.
A solução adotada permitirá a todos estudantes a participação regular em atividades pedagógicas realizadas em contexto presencial. Em função da dimensão das turmas (e.g., menor ou maior que 15), essa presença ocorrerá semanalmente ou quinzenalmente. Em regime presencial quinzenal, as UC terão os seus programas adaptados, cada turma terá duas subunidades independentes e seguir-se-á uma lógica de trabalho que combina, para cada uma, sequências de trabalho presencial e de trabalho autónomo.
A par da atividade letiva serão garantidos acessos à biblioteca, às salas de informática, a salas de estudo, ao bar e à cantina, respeitando as regras de higiene e de distanciamento social definidas pelas autoridades públicas.
O calendário letivo será divulgado oportunamente. Neste momento, prevê-se que as aulas dos cursos de licenciatura (2.º e 3.º anos) e de pós-graduação (cursos de especialização, mestrados e doutoramentos) tenham início em meados de setembro e que as aulas do 1.º ano da Licenciatura tenham início na segunda semana de outubro.
O IE-ULisboa realizará, como habitualmente, atividades de acolhimento aos novos estudantes.
Mais informações podem ser consultadas em FAQs acerca do funcionamento do próximo ano letivo (2020-2021) no IE-ULisboa.
Obviamente, o IE-ULisboa segue com toda a atenção a evolução da pandemia e das medidas adotadas pelas autoridades públicas, bem como as orientações do MCTES e da Reitoria da ULisboa, estando preparado para, em qualquer momento, responder rápida e eficazmente às contingências, sejam as que propiciem um regresso pleno à vida académica, como todos desejamos, sejam as que imponham maiores restrições.
* O regresso ao regime de trabalho presencial ocorrerá em todos os nossos cursos, exceto aqueles que, desde há vários anos, vêm funcionando em regimes específicos – a especialidade de Educação e Tecnologias Digitais do Mestrado em Educação (regime a distância) e o curso de especialização em Tecnologias e Robótica no Ensino Básico (blended learning).
1As atividades presenciais previstas no curso ‘Tecnologias e Robótica no Ensino Básico’ devem ter em conta estes termos de referência naquilo que forem aplicáveis.
2 OMS/WHO.
3 Este número [15] pode sofrer atualizações por força de eventuais intervenções externas regulamentadoras, designadamente por parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior ou da Reitoria da ULisboa.
Em unidades curriculares com 15 ou mais estudantes inscritos
Em unidades curriculares com menos de 15 alunos inscritos
Casos especiais
Horários
Enquadramento e acolhimento de estudantes provenientes de outros países
Início do ano e duração do primeiro semestre
Condições de apoio ao trabalho académico4
Outros espaços de apoio à vida académica5
4 Em conjugação com a FP.
5 Em conjugação com a FP.
6 OMS/WHO.
7 Obviamente, os Júris e as reuniões referidas continuarão a ser planeadas desta forma enquanto se mantiver a permissão legislativa.
O IE-ULisboa está a preparar o próximo ano letivo de modo a: (a) assegurar a qualidade científica e pedagógica das experiências de ensino-aprendizagem e a qualidade das aprendizagens, em circunstâncias excecionais de trabalho pedagógico; (b) propiciar o regresso dos estudantes à vivência académica, a qual abrange, mas ultrapassa, largamente, a vivência das atividades letivas; (c) garantir condições de saúde, higiene e segurança a toda a comunidade do IE-ULisboa – seus estudantes, professores/investigadores, técnicos e respetivas famílias.
Assim, regressaremos ao regime de trabalho presencial em todos os nossos cursos, excetuando aqueles que, desde há vários anos, vêm funcionando em regimes específicos – a especialidade de Educação e Tecnologias Digitais do Mestrado em Educação (regime a distância) e o curso de especialização em Tecnologias e Robótica no Ensino Básico (blended learning).
A par da atividade letiva serão garantidos acessos à biblioteca, às salas de informática, a salas de estudo, ao bar e cantina, respeitando as regras de higiene e de distanciamento social definidas pelas autoridades públicas.
A organização e o funcionamento do próximo semestre letivo serão necessariamente adaptados aos condicionalismos atualmente previstos, designadamente quanto à aglomeração de grupos de pessoas em espaços fisicamente limitados.
Ademais, o IE-ULisboa está preparado para, em qualquer momento, responder rápida e eficazmente às contingências, sejam as que propiciem um regresso pleno à vida académica, sejam as que imponham maiores restrições.
As aulas dos cursos de licenciatura (2.º e 3.º anos) e de pós-graduação (cursos de especialização, mestrados e doutoramentos) terão início em meados de setembro. As aulas do 1º ano da Licenciatura terão início no início de outubro.
O IE-ULisboa realizará, como habitualmente, atividades de acolhimento aos novos estudantes.
Mais informações podem ser consultadas em FAQs acerca do funcionamento do próximo ano letivo (2020-2021) no IE-ULisboa.