Projeto Eure.K

Eure.K – Validar e Certificar as Competências-Chave Europeias

Investigador responsável

Carmen Cavaco

Equipa

Natália Alves

Paula Guimarães

Resumo

O projeto, coordenado pelo Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM, França), visa a elaboração de um Memorandum Europeu para o reconhecimento, validação e certificação das competências-chave Europeias. O desafio é o desenvolvimento e reconhecimento dessas competências, nos múltiplos contextos de vida, junto da população jovem e adulta, independentemente, do seu estatuto, nível de formação e de situação face ao emprego.

O Quadro Europeu de Compêtencias-Chave para a educação e a formação ao longo da vida foi formalizado em 2006, na Recomendação 2006/962/CE do Parlamento Europeu e do Conselho. Neste documento identificam-se as seguintes competências:

1. Comunicação na língua materna;
2. Comunicação em línguas estrangeiras;
3. Competência matemática e competências de base em ciências e tecnologias;
4. Competências digitais;
5. Aprender a aprender;
6. Competências sociais e cívicas;
7. Espírito de iniciativa e empreendedorismo;
8. Sensibilidade e expressão culturais.

O projeto centra-se na análise e problematização dos modos de identificação, reconhecimento e de validação destas competências, muitas delas, desenvolvidas em contextos não formais ou informais. O projeto Eure.k incide sobretudo nas últimas quatro competências e visa contribuir para a análise e debate dos elementos subjacentes a esta questão, através dos seguintes produtos:

1. Estado da arte das políticas e práticas de reconhecimento, validação e certificação das competências-chave, na Bélgica, Itália, França e Portugal;
2. Estudo, conceção e experimentação de dispositivos de reconhecimento, validação e certificação de competências-chave;
3. Elaboração de manuais de apoio à operacionalização de dispositivos de reconhecimento, validação e certificação das competências-chave;
4. Produção de um Memorandum para o reconhecimento, validação e certificação das competências-chave.

O consórcio associa cinco estabelecimentos do ensino superior e cinco organizações de formação de quatro países: Bélgica, Itália, França e Portugal. Em Portugal, integram o consórcio a Universidade de Lisboa, através do Instituto de Educação e a Universidade do Algarve. Estas organizações desenvolvem o seu trabalho em articulação com entidades públicas e da sociedade civil, que têm experiência no domínio do reconhecimento, validação e certificação de competências.

Período de desenvolvimento

1/09/2015 – 31/08/2018

Fonte de financiamento

Erasmus+ ( 2015-1-KA202-015341)

Destaques