Promoting Collective Activism on Socio-Scientific Issues – WeAct
Pedro Rocha dos Reis
Ana Paula Calixto
Ângela Parro
Cláudia Fernandes
Elisabete Linhares
Fernando Albuquerque Costa
Isolina Oliveira
José Fanica
Luís Tinoca
Margarida Oliveira
Maria Conceição Courela
Maria João Fonseca
Maria Sítima
Marta Espírito Santo
Mónica Baptista
Nuno Albano
Patrícia Azinhaga
Relíquia D’Abreu
Sandra Costa
Rita Marques
Teresa Hilário
Este projeto de investigação pretende construir conhecimento sobre o recurso ao ativismo colectivo na resolução democrática de problemas no contexto do ensino das ciências. A gravidade das controvérsias sócio-científicas que afectam a nossa sociedade exige uma cidadania informada e capacitada para agir sobre essas questões (Gray et al, 2009). A ação comunitária fundamentada é considerada, frequentemente, um dos principais aspectos da literacia científica e uma forma de capacitar os alunos como críticos e produtores de conhecimento, em vez de colocá-los no papel de consumidores de conhecimento como o sistema educativo muitas vezes parece fazer.
O objetivo principal deste projeto é o desenvolvimento, a implementação e o estudo de materiais, metodologias e abordagens que apoiem professores e alunos na realização de ações informadas e negociadas sobre questões sociocientíficas (QSC). Pretendem-se identificar os fatores que influenciam positiva e negativamente o envolvimento neste tipo de ações e construir conhecimento sobre os processos de intervenção mais adequados ao apetrechamento dos professores com a confiança, a motivação e os conhecimentos necessários à estimulação dessas ações informadas.
O projeto envolve componentes de desenvolvimento, ação e investigação e combina três aspectos distintos: a) a discussão de QSC (a promoção de uma aprendizagem ativa baseada na investigação de situações reais);b) a estimulação da participação dos alunos na ações coletivas de resolução democrática de problemas; e c) a estimulação dos dois aspectos anteriores através de iniciativas envolvendo arte (p. ex., dramatizações, cartoons, banda-desenhada e cartazes) e do recurso a ferramentas da Web 2.0 (p. ex., para a produção e disseminação de podcasts, vodcasts, fóruns de discussão, blogs, banda-desenhada, cartazes e folhetos).
Dadas as características e os objetivos do estudo, optou-se por uma metodologia de investigação-ação que pretende, entre outros aspectos: a) estimular a vontade de agir, inovar e mudar; b) resolver problemas em contextos escolares; e c) desenvolver conhecimento.
Um grande desafio (e novidade) deste projeto será a promoção de processos de intervenção social e ativismo nas aulas dos diferentes níveis de educação, do Ensino Básico ao Universitário. Assim, a equipa do projeto integra participantes de diferentes instituições (escolas básicas, escolas secundárias, institutos politécnicos, universidades, centros de pesquisa em educação, centros de pesquisa em ciência) unidos pelo interesse comum em QSC e sócio-ambientais. Todos eles serão participantes ativos do projeto.
2013 – Atualidade
Bolsa do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD).
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Teses e Dissertações
Madalena de Mello e Silva: “A construção colaborativa da Proposta de Ensino “Cidadania Ambiental em Cenas” com temas socioambientais contextualizados em filmes de Ficção Científica”. Doutoramento em Ensino em Biociências e Saúde. Instituto Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro, Brasil), Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Coorientação com Lucia Rodriguez de La Rocque e Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
José Francisco Cabeça Fanica: “Potencialidades das redes sociais na promoção de ativismo fundamentado sobre problemáticas sociais de base científica e tecnológica”. Doutoramento em Educação, Especialidade em Didática das Ciências. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Sismay García Bermúdez: “Potencialidades y limitaciones de los entornos virtuales colaborativos y las herramientas de la Web2.0 en la promoción del activismo sobre cuestiones ambientales en estudantes de básica secundaria”. Bolsa del Govierno Colombiano. Doutoramento em Educação no “Departamento de Didáctica Integradas” da Universidade de Huelva (Espanha), na área de “Investigación en la enseñanza y el aprendizaje de las ciencias experimentales, sociales y matemáticas”. Coorientação com Bartolomé Vazquéz.
Arlindo João Teixeira Monteiro: “A promoção do envolvimento de professores e alunos na discussão e intervenção social no âmbito de controvérsias sócio-ambientais em Cabo Verde”. Bolsa do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD). Doutoramento em Educação, Especialidade em Didática das Ciências. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Graciella Watanabe: “Questões sociocientíficas e a gestão democrática na formação inicial e continuada de professores: As potencialidades na Web 2.0”. Mestrado em Educação, Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Ludovina Daniel: “Contribuições de alunos e professores de Biologia na resolução de problemas ambientais”. Mestrado em Ensino das Ciências. Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla – Lubango (Angola).
Sandra Filipa Freitas Araújo: “As práticas de educação em ciências numa escola do 2.º Ciclo: contribuições para uma cidadania ativa?”. Mestrado em Educação, Especialidade em Didática das Ciências. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Vanda Rute Tavares Martins Pereira da Trindade: “Potencialidades Educativas de uma Iniciativa de Ativismo Integrada na Temática do Sistema Cardiorrespiratório”. Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Cláudia Gizela Belchior Delgado: “A utilização da rede social Facebook na realização de iniciativas sociopolíticas sobre problemas ambientais que afectam Cabo Verde”. Mestrado em Educação, Especialidade em TIC e Educação. Universidade de Cabo Verde.
Patrícia Alexandra da Cruz Fialho Azinhaga: “Polar Act, Concurso Mensagem Polar: a promoção da ação sócio-política de jovens sobre os problemas ambientais que afetam as zonas polares”. Mestrado em Educação, Especialidade em Didática das Ciências. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Cláudia Cristina dos Santos Fernandes: “Desenvolvimento da literacia científica através da participação em ação sócio-política sobre controvérsias sócio-científicas ou sócio-ambientais”. Mestrado em Educação, Especialidade em Didática das Ciências. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Relíquia Teixeira Viegas d’Abreu: “Os blogues e o ativismo sobre problemas ambientais no 5.º ano de escolaridade”. Mestrado em Educação, Especialidade em Didática das Ciências. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Ana Rita Lima Marques: “As potencialidades de uma abordagem interdisciplinar entre as ciências naturais e as tecnologias de informação e comunicação no desenvolvimento de um projeto de ativismo ambiental”. Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia no 3. CEB e no Ensino Secundário. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Ana Paula Alves Esperto: “A promoção da literacia científica e da cidadania através de ativismo fundamentado”. Mestrado em Educação, Especialidade em Didática das Ciências. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Elisabete Linhares: “Uma Iniciativa de Educação Ambiental através da Discussão de Controvérsias Sócio-ambientais”. Bolsa FCT – SFRH/PROTEC/49628/2009. Doutoramento em Educação, Especialidade em Didática das Ciências. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Marta Espírito Santo: “Utilização de blogues na discussão de controvérsias sócio-científicas na disciplina de Ciências da Natureza”. Mestrado em Educação, Especialidade em Didática das Ciências. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
José Fanica: “A promoção da argumentação nas aulas de Física 12º ano com recurso à discussão de controvérsias sociocientíficas”. Mestrado em Educação, Especialidade em Didática das Ciências. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.