À procura de uma formação de professores que conduza a uma efectiva aprendizagem científica
Ana Maria Morais
O projecto foca-se na formação inicial de professores e integra-se na linha de investigação do Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula) que tem valorizado a perspectiva sociológica na análise e intervenção educacionais.
A investigação continua estudos anteriores realizados por este grupo na área da formação contínua de professores em ciências (Morais, Neves & Afonso, 2005; Morais & Neves, 2006; Neves, Morais & Afonso, 2004) e explora a seguinte problemática: Em que medida práticas pedagógicas que, na formação inicial de professores, apresentam características sociológicas paralelas a práticas pedagógicas já experimentadas com sucesso a nível dos ensinos básico e secundário, permitem aos alunos-professores, adquirir conceitos e competências necessários para conduzir todos os alunos a um elevado nível de literacia científica? Partindo desta problemática, pretende-se: (a) caracterizar a formação inicial de professores em ciências; (b) apreciar a aprendizagem pedagógica dos alunos-professores; (c) avaliar a aprendizagem científica dos alunos.
A análise dos contextos de formação de professores no ensino superior – Metodologias do Ensino das Ciências e Estágio Pedagógico – e dos contextos de ensino/aprendizagem nas escolas e também a análise da aprendizagem pedagógica dos alunos-professores e da aprendizagem científica dos seus alunos são baseadas na teoria do discurso pedagógico de Bernstein (1990).
De forma a explorar possíveis relações de isomorfismo entre as modalidades de prática pedagógica na formação inicial dos professores e no ensino/aprendizagem das ciências, a caracterização dos contextos de formação e de intervenção será feita com base nos mesmos parâmetros: construção da ciência; actividades experimentais; complexidade de competências e conceitos (pedagógicos e científicos); relações sociológicas que caracterizam as dimensões organizacional e interaccional dos contextos em estudo.
A aprendizagem dos alunos-professores é avaliada com base em trabalhos e testes feitos em Metodologias do Ensino das Ciências e na observação de aulas. A avaliação é também feita através da análise da sua orientação específica de codificação (OEC) para a: (a) compreensão de um ensino das ciências que inclua a construção da ciência e actividades experimentais investigativas e que apele a um elevado nível de conceptualização; (b) competência para implementar práticas pedagógicas mistas (com características sociológicas que têm revelado ser favoráveis à aprendizagem de todos os alunos). Esta avaliação dá especial atenção a três características fundamentais – articulação entre os conteúdos científicos (forte intradisciplinaridade), selecção dos conteúdos científicos feita fundamentalmente pelo professor e explicitação clara do texto científico a ser adquirido pelos alunos (critérios de avaliação explícitos). A influência mediadora dos orientadores de estágio na aprendizagem dos alunos-professores é estudada através da sua OEC para os mesmos parâmetros. A avaliação dos alunos nas escolas é apreciada em termos da sua OEC para conceitos científicos e metacientíficos e competências investigativas.
Usa-se uma metodologia de investigação mista, em que se parte de uma base racionalista para orientar a investigação mas em que se usam procedimentos metodológicos de recolha e de análise de dados baseados em abordagens qualitativas. Os modelos e instrumentos de análise construídos em estudos anteriores, para caracterizar práticas pedagógicas e modalidades de formação de professores (e.g. Morais & Neves, 2001), serão usados como ponto de partida para a construção de novos modelos e instrumentos. Neste processo, considera-se a relação dialéctica entre as proposições teóricas que fundamentam as análises e os dados empíricos fornecidos pelos contextos em estudo. A linguagem externa de descrição, que tem sido desenvolvida, adquirirá então um maior grau de operacionalização e rigor e aumentará o poder explicativo e de transferência dos modelos e instrumentos que se têm desenvolvido no âmbito da análise e intervenção ao nível do desenvolvimento profissional dos professores. A amostra é constituída por duas instituições do ensino superior (Universidade e Escola Superior de Educação), alunos-professores a frequentar turmas de Metodologias do Ensino das Ciências e a realizar estágios pedagógicos nas escolas, professores do ensino superior a leccionar essas turmas e orientadores de estágio e alunos das turmas das escolas onde os alunos-professores estão a estagiar.
O projecto dará um contributo na formação inicial de professores, ao fornecer uma abordagem conceptual com potencialidades para conferir maior rigor às análises que têm sido feitas nesta área. Ele contribuirá para avançar no conhecimento sobre a relação entre modalidades de formação de professores, práticas implementadas e aprendizagens obtidas. Tal avanço pode conduzir a níveis mais elevados de educação científica.
FCT. PTDC/CED/64419/2006