Promover a aprendizagem matemática em números e álgebra
Manuel Joaquim Félix da Silva Saraiva
Na maioria dos países, Números e Álgebra são dois temas fundamentais do currículo da Matemática escolar. Os Números têm um papel decisivo nas aprendizagens matemáticas nos primeiros anos de escolaridade e a Álgebra surge como um tema matemático fundamental a partir dos anos intermédios. Com o presente projecto pretende-se contribuir para uma maior compreensão das razões que levam os alunos portugueses a um fraco desempenho nestes campos e para uma identificação do que pode ser feito para melhorar as respectivas aprendizagens.
Espera-se, com este projecto, contribuir para (i) uma melhor compreensão das dificuldades dos alunos na aprendizagem dos Números e da Álgebra e sobre as potencialidades das abordagens de ensino assentes em estratégias inovadoras; (ii) disseminar os resultados relativos a estes aspectos e promover a discussão pela comunidade de investigação, nacional e internacional; (iii) proporcionar sugestões, recomendações e exemplificações relevantes para os responsáveis pela elaboração do currículo oficial de Matemática, para os autores de manuais escolares, para os professores de Matemática e para os responsáveis pela formação inicial e contínua de professores; e (iv) promover o desenvolvimento profissional dos professores que trabalham directamente no projecto, contactam de perto com ele ou tiverem oportunidade de participar em sessões de formação e divulgação de resultados.
FCT. PTDC/CED/65448/2006
Produção Científica no âmbito do Projecto
- A. C. Almeida & H. Oliveira, Quadrante,XVIII,vol1e2 (2009)
- M. Consciência & H. Oliveira, CERME7 (fevereiro, 2011)
- J. M. Andrade & M. J. Saraiva (2011)
- A. Azevedo & J. P. Ponte (dezembro, 2010)
- N.Branco & J. P. Ponte, Seminário IMNLA (dezembro)
- M. J. Saraiva, IMLNA (2009)
- M. N. Pereira & M. J. Saraiva, SEIEM (2008)
- J. P. Ponte & I. Velez (dezembro, 2010)
- M. Quaresma & J. P. Ponte, (dezembro, 2010)
- A. I. Silvestre & J. P. Ponte (janeiro, 2011)
- H. Oliveira, Quaderni di Ricerca in Didattica (Matematica), Supplemento n.4 al n. 19 (2009)
- M. J. Saraiva & A. M. Teixeira, Quaderni di Ricerca in Didattica (Matematica), Supplemento n.4 al n. 19 (2009)