sem-titulo

IDEAL: IDentifier, Évaluer et vALider les Acquis d’Apprentissage à l’Enseignement Supérieur

Investigador responsável

Ana Paula Curado

Resumo

O Projeto Ideal (Identificar, avaliar e validar) tem como objetivo principal a transferência do dispositivo francês, de reconhecimento e validação das aprendizagens experienciais no ensino superior e a sua adaptação às realidades e contextos das instituições parceiras. Trata-se de um projeto com a duração de 3 anos (2010-2013), financiado pela União Europeia – Agência Executiva para a Educação, Audiovisuais e Cultura- no âmbito do Programa Gruntvig.
O Projeto dedica uma atenção particular aos dispositivos de validação na formação de professores, por se tratar de um campo considerado por parte dos parceiros como objeto privilegiado de aplicação do dispositivo de validação no ensino superior. Na Universidade de Lisboa, mais especificamente, os mestrados em ensino têm concentrado os pedidos de creditação nos últimos anos.
Para operacionalizar o Projeto, foi efetuado um levantamento do “estado da arte” nas universidades e países parceiros, para conhecer os respetivos dispositivos e expetativas. Em seguida, as instituições promotoras – Brest e Rennes – desenvolveram um dispositivo de formação, transferindo os dispositivos próprios. As outras instituições avaliaram a adaptaram estes instrumentos à realidade local, em geral, e à formação de professores, em particular. Ao longo do seu desenvolvimento, o Projeto tem sido objeto de monitorização da qualidade por parte de um avaliador externo.
Como resultados esperados, prevê-se, nomeadamente, a elaboração de guias e instrumentos contextualizados para reconhecimento e validação de aprendizagens experienciais no ensino superior e a aplicação adaptada da metodologia bretã ao contexto das instituições parceiras.

Fonte de financiamento

Comissão Europeia.
510492-LLP-1-2010-1-FR-GRUNDTVIG-GMP

Destaques