Grupo de Investigação

Didática

Áreas de interesse

Raciocínio matemático; Atividades de investigação na aula de matemática; Ensino e Aprendizagem da Matemática e da Estatística, especialmente com tecnologia; Tecnologias na Formação inicial de professores para o ensino da Matemática,; Conhecimento e desenvolvimento profissional do professor, particularmente em Raciocínio matemático, Estatística, Modelação, educação STEAM, TPACK.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Henriques, A., Oliveira, H., Santos, L. (2023). Design Principles Of Pre-Service Teacher Education To Develop Prospective Teachers’ Knowledge Of Mathematical Reasoning. SCIREA Journal of Education, 8 (4) pp.158-173. https://article.scirea.org/pdf/880455.pdf

Bueno, R., Henriques, A., Galle. L. (2023). Mathematics preservice teachers perceptions regarding ICT use in teaching and learning practices. Acta Scientiae, 25(5), 227-249. http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/download/7633/pdf

Henriques, A., & Martins, M. (2022). Mathematical reasoning in linear systems learning: a higher education exploratory teaching experiment with prospective teachers. AIEM -Avances de investigación en educación matemática, 21, 65-85. https://doi.org/10.35763/aiem21.4238

Bueno, R., & Henriques, A. (2022). As TDIC na educação: um estudo de caso com estudantes de pós-graduação em ensino de ciências e matemática. Revista Dynamis, 28(2), 39-53. http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n2p39-53

Ramírez-Montes, G., Henriques, A., & G., Carreira, S. (2021). Undergraduate students’ learning of linear algebra through mathematical modelling routes. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, 21, 357–377. https://doi.org/10.1007/s42330-021-00149-3

Oliveira, H., & Henriques, A. (2021). Preservice mathematics teachers‟ knowledge about the potential of tasks to promote students‟ mathematical reasoning. International Journal of Research in Education and Science (IJRES), 7(4), 1300-1319. https://doi.org/10.46328/ijres.2472

Gutiérrez-Fallas, L. F., & Henriques, A. (2021). Princípios de design de uma experiência baseada no TPACK na formação inicial de professores de Matemática. Zetetike, 29(00), e021006. https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8661780

Oliveira, H., Henriques, A., & Baptista, M. (2019). A tecnologia num cenário de aprendizagem de articulação entre física e matemática: um estudo na formação inicial de professores. Sisyphus – Journal of Education, 7(1), 9-30. https://doi.org/10.25749/sis.15805

Oliveira, H. O., & Henriques, A. C. (2019). Teachers’ perspectives about statistical reasoning: Opportunities and challenges for its development. In G. Burrill & D. Ben-Zvi (Eds.), Topics and Trends in Current Statistics Education Research: International perspectives (pp. 309-328). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-03472-6

Fonseca, V., & Henriques, A. C. (2018). Compreensão da Definição Formal de Limite: um Estudo na Formação Inicial de Professores de Matemática. Bolema 32(62), 1030-1049.