Grupo de Investigação

Políticas de Educação e Formação

Áreas de interesse

Formação de adultos, adultos não escolarizados e pouco escolarizados, políticas de educação e formação de adultos, formação experiencial, reconhecimento e validação de de adquiridos experienciais, investigação biográfica e biografias educativas.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Cavaco, C., Paulos, C., Domingos , R., & Alves, E. (2023). Social exclusion in public policies and the micropolitics of an association founded by migrants. European Journal for Research on the Education and Learning of Adults, 14(3), 359–377. https://doi.org/10.3384/rela.2000-7426.4699

Cavaco, C., Paulos, C., Domingos , R., & Alves, E. . (2023). Popular education in an association – expert by experience and work in tandem. European Journal for Research on the Education and Learning of Adults, 14(1), 63–77. https://doi.org/10.3384/rela.2000-7426.4209

Cavaco, C. (2022). Políticas Públicas de Educação de Adultos em Portugal – inovações e desafios. Educar em Revista, 38, e82009. https://doi.org/10.1590/0104-4060.82009

Cavaco, C. (2020). Reconhecimento e validação de adquiridos experienciais de adultos pouco escolarizados em Portugal: uma medida de política pública inovadora?Perspectiva, 38(1), 1-22. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e66026

Cavaco, C. (2020). Investigação biográfica com adultos não escolarizados: A relação investigador-sujeito participante. Revista Portuguesa de Educação, 33(2), 261–278. https://doi.org/10.21814/rpe.19730

Cavaco, C. (2018). Analfabetismo e alfabetização de adultos em Portugal. Revista Contemporânea de Educação, 13(27), 369-382. https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16913

Cavaco, C. (2016). Les adultes dans le processus de reconnaissance et de validation des acquis de l´expérience – quelles transitions et (trans)formations ? Revue Pensée Plurielle, 41(1), 69-80. https://doi.org/10.3917/pp.041.0069

Cavaco, C. (2009). Experiência e Formação Experiencial: a especificidade dos adquiridos experienciais [Experience and experiential learning: The specificity of the acquired experiential learnings]. Educação UNISINOS, 13(3), 220-227. http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/4949

Cavaco, C. (2009). Adultos Pouco Escolarizados. Diversidade e Interdependência de Lógicas de Formação. (Tese de Doutoramento, sem publicação). Universidade de Lisboa.  http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/972/1/17505_ulsd_re286_TD_Carmen_Cavaco3.pdf

Cavaco, C. (2002). Aprender Fora da Escola. Percursos de Formação Experiencial. Educa.

 

 

Cavaco, C. (2018). Analfabetismo e alfabetização de adultos em Portugal. Revista Contemporânea de Educação, 13(27), 369-382. doi: 10.20500/rce.v13i26.16913

Cavaco, C. (2018). A investigação biográfica em educação no contexto Português. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, 3(9), 814-828. doi: 10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n9.p814-828

Cavaco, C. (2018). Il tutorato e la metodologia del lavoro in «tandem»: convergenze e divergenze. Studium Educationis, 1, 153-161.

Cavaco, C. (2016). Les adultes dans le processus de reconnaissance et de validation des acquis de l´expérience – quelles transitions et (trans)formations ? Revue Pensée Plurielle, 41(1), 69-80.

Cavaco, C. (2016). Formação Experiencial de Adultos Não Escolarizados: saberes e contextos de aprendizagem. Educação & Realidade, 41(3), 951-967.

Cavaco, C. (2015). Formação de educadores numa perspectiva de construção do saber – contributos da abordagem biográfica. Cadernos CEDES, 35(95), 75-89.

Cavaco, C. (2009). Experiência e Formação Experiencial: a especificidade dos adquiridos experienciais [Experience and experiential learning: The specificity of the acquired experiential learnings]. Educação UNISINOS, 13(3), 220-227. Disponível em http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/4949

Cavaco, C. (2009). Skills recognition and validation – complexity and tensions. European Journal of Vocational Training –CEDEFOP, 48(3),116-132. Disponível em http://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ895213.pdf

Cavaco, C. (2009). Adultos Pouco Escolarizados. Diversidade e Interdependência de Lógicas de Formação. (Tese de Doutoramento, sem publicação). Universidade de Lisboa, Lisboa. Disponível em http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/972/1/17505_ulsd_re286_TD_Carmen_Cavaco3.pdf

Cavaco, C. (2002). Aprender Fora da Escola. Percursos de Formação Experiencial. Lisboa: Educa.