Didática
Conhecimento e identidade profissional do professor; Formação inicial de professores; Tecnologias no ensino da Matemática e na formação de professores; Ensino e Aprendizagem dos Números, da Álgebra e da Estatística; Raciocínio Matemático; STEM.
Cybulski, F. C., Oliveira, H., & Cyrino, M. C. C. T. (2024). Quadrilaterals hierarchical classification and properties of the diagonals: A study with pre-service mathematics teachers. EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 20(8), em2490. https://doi.org/10.29333/ejmste/14916
Santos, L., Mata-Pereira, J., Ponte, J. P., & Oliveira, H. (2022). Teachers’ understanding of generalizing and justifying in a professional development course. EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 18(1), em2067. https://doi.org/10.29333/ejmste/11488
Rodrigues, R.V.R., Oliveira, H.M., & Cyrino, M.C.C.T. (2022). Promoting prospective mathematics teachers’ professional vision on a whole-class reflective discussion: Contributions of digital resources. International Journal of Education in Mathematics, Science, and Technology (IJEMST), 10(4), 773-794. https://doi.org/10.46328/ijemst.2181
Oliveira, H., & Henriques, A. (2022). Aprofundar o conhecimento sobre o raciocínio matemático na formação inicial de professores do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. In J. P. Ponte (Org.), Raciocínio matemático e formação de professores (pp. 82-97). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Cabral, J., Mendes, F., & Oliveira, H. (2022). A capacidade de noticing do pensamento algébrico dos alunos: um estudo na formação inicial. Quadrante, 31(1), 28-53. https://doi.org/10.48489/quadrante.27091
Oliveira, H., Polo-Blanco, I., & Henriques, A. (2021). Exploring Prospective Elementary Mathematics Teachers’ Knowledge: A Focus on Functional Thinking. Journal on Mathematics Education, 12(2), 257-278. http://doi.org/10.22342/jme.12.2.13745.257-278
Oliveira, H., & Henriques, A. (2021). Preservice mathematics teachers’ knowledge about the potential of tasks to promote students’ mathematical reasoning. International Journal of Research in Education and Science (IJRES), 7(4), 1300-1319. https://doi.org/10.46328/ijres.2472
Estevam, E., Cyrino, M., & Oliveira, H. (2021). Aprendizagens profissionais de professores sobre o ensino de estatística suscitadas por reflexões na análise de um caso multimédia. Revista Portuguesa de Educação, 34(1), 167-187. http://doi.org/10.21814/rpe.20709
Jesus, C., Cyrino, M. & Oliveira, H. (2020). Mathematics teachers’ learning on Exploratory Teaching: Working on a Multimedia Case in a Community of Practice. Acta Scientiae, 22(1), 112-133. https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.5566
Henriques, A., Oliveira, H., & Baptista, M. (2020). Promoting a Learning Scenario for an Integrated Approach to STEM: Prospective Teachers’ Perspectives in Portugal. In J. Anderson & Y. Li (Eds.), Integrated Approaches to STEM Education: An International Perspective (pp. 385-402). Springer Nature. https://doi.org/10.1007/978-3-030-52229-2_21