Grupo de Investigação

Políticas de Educação e Formação

Áreas de interesse

Políticas educativas. Processos de regulação em educação. Avaliações internacionais de grande- escala. PISA. Organizações Escolares e trabalho dos Diretores Escolares.

Projetos de investigação

Seleção de publicações (desde 2020)

Carvalho, L. M., & Viseu, S. (2023). New philanthropy and education governance in Portugal: fabricating social inclusion as policy, knowledge and practice. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education. https://doi.org/10.1080/01596306.2023.2273957

Costa, E., & Carvalho, L. M. (2023). Framing school governance and teacher professional development using global standardized school assessments. Education Sciences, 13(9), 873. https://doi.org/10.3390/educsci13090873

Santos, I., Carvalho, L. M., & Melo, B. P. (2022). The media’s role in shaping public opinion on education. Research in Comparative and International Education, 17(1), 29-50.

Viseu, S., & Carvalho, L. M. (2021). Policy networks, philanthropy, and education governance in Portugal. Foro de Educación, 19(1), 81-104.

Oliveira, D. A., & Carvalho, L. M. (2021). Performance-based accountability in Brazil: Trends of diversification and integration. In S. Grek, C. Maroy & A. Verger (Eds.),World Yearbook of Education 2021: Accountability and datafication in the governance of education (pp. 157-173). Routledge.

Levasseur, L., Normand, R., Carvalho, L. M., Liu, M., & Oliveira, D. (Eds.) (2021). Les politiques de restructuration des professions de l’éducation: une mise en perspective internationale et comparée. Presses de l’Université Laval.

Carvalho, L. M., Costa, E., & Almeida, M. (2021). Recontextualization of improvement-oriented policies in Portugal: The case of the pilot project for pedagogical innovation (2016-2019). International Journal of Educational Research, 110, 101865. https://doi.org/10.1016/j.ijer.2021.101865

Carvalho, L. M., Costa, E., & Sant’ovaia, C. (2020). Depicting the faces of results-oriented regulatory processes in Portugal. European Journal of Educational Research, 19(2), 125-141.

Carvalho, L. M. (2020). Revisiting the fabrications of PISA. In G. Fan & T. S. Popkewitz (Eds.), Handbook of education policy studies (Vol. 2, pp. 259-273 ). Springer.

Almeida, M., Viana, J., & Carvalho, L.M. (2020). Processos e sentidos da regulação transnacional da profissão docente: Uma análise das Cimeiras Internacionais sobre a Profissão Docente (2011-2017). Currículo Sem Fronteiras, 20(1), 62-84.