Grupo de Investigação

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia

Áreas de interesse

Formação de Professores. Supervisão e Orientação da Prática Profissional. Currículo e Inovação. Cultura Escolar e Património Educativo.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Siems, M. E. R., & Mogarro, M. J. (2021). Pensamento educacional brasileiro em Portugal: Paulo Freire na formação de professores e em publicações acadêmico-científicas. Práxis Educativa, 16, e2115630. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.15630.020

Rodrigues, F., & Mogarro, M. J. (2020). Imagens de identidade profissional de futuros professores. Revista Brasileira de Educação, 25, 1-21. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782019250004

Mogarro, M. J. (2020). O Museu pedagógico de Lisboa num tempo de modernização educativa e de circulação transnacional de ideias. In A. Barausse, T. F. Ermel, V. Viola (Eds.), Prospettive incrociate sul Patrimonio Storico Educativo (pp. 151-178). Pensa MultiMedia Editore.

Faria, C., Guilherme, E., Pintassilgo, J., Mogarro, M. J., Pinho, A. S., Baptista, M., Chagas, I., & Galvão, C. (2019). The Portuguese Maritime Voyages of Discovery: the exploration of the history of a city with an App as an educational resource. Digital Education Review – Number 36, pp. 85-99. https://doi.org/10.1344/der.2019.36.85-99

Mogarro, M. J., & Andrade, A. N. (2019). Uma escola no seu tempo: a Escola Oficina N.º 1 entre o projeto Inovador e a normalização institucional (1905-1987). In J. Pintassilgo & L. A. M. Alves (Coord.), Roteiros da inovação pedagógica: Escolas e experiências de referência em Portugal no século XX / / Itineraries of pedagogical innovation: Reference schools and experiences in Portugal in the twentieth century (pp. 167-202). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Rodrigues, F., & Mogarro, M. J. (2019). Student teachers’ professional identity: A review of research contributions. Educational Research Review, 28, article number 100286. https://doi.org/10.1016/j.edurev.2019.100286

Mogarro, M. J. (2019). The Escola Oficina nº 1 (Lisbon, 1905-1987) and the statement of a pedagogical innovation process in Portugal. Cadernos de História da Educação, 18(3), 790-816.

Mogarro, M. J. (2018). Ensino de conteúdos escolares: os currículos como fatores estruturantes. In F. H. Veiga (Coord.), Oensino na escola de hoje: Teoria, investigação e aplicação (pp. 473-502). Climepsi Editores.

Mogarro, M. J. (Coord.) (2013). Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas. Colibri.

Mogarro, M. J., & Martinez, S. A. (2009). Unprotected girls and teacher training in Portugal in the second half of the 19th century. Paedagogica Historica: International Journal of the History of Education, 45(1-2), 179-190.