Didática
Didática da Matemática. Ensino e aprendizagem dos números racionais. Raciocínio Matemático. Formação de Professores. Estudos de Aula.
Quaresma, M., Winsløw C., Clivaz S., Ponte J., Ní Shúilleabháin A., & Takahashi A. (Orgs.) (2018). Mathematics Lesson Study Around the World. Theoretical and Methodological Issues. ICME-13 Monographs. Germany, Cham: Springer.
Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2019). Dinâmicas de reflexão e colaboração entre professores do 1.º ciclo num estudo de aula em Matemática. Bolema, 33(63), 368-388.
Ponte, J. P., Quaresma, M., Mata-Pereira, J., & Baptista, M. (2018). Designing lesson studies to support teachers’ professional development. Educational Designer, 3(11). Disponível em http://www.educationaldesigner.org/ed/volume3/issue11/article45/
Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2017). Dinâmicas de aprendizagem de professores de Matemática na elaboração de um diagnóstico dos conhecimentos dos alunos num estudo de aula. Quadrante, 26(2), 43-68.
Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2017). Participar num estudo de aula: A perspetiva dos professores. Boletim GEPEM, 71, 98-113.
Ponte, J. P., Mata-Pereira, J., Quaresma, M., & Velez, I. (2017). Formação de professores dos primeiros anos em articulação com o contexto de prática de ensino de matemática. RELIME. 20(1), 71-94.
Ponte, J. P., Quaresma, M., Mata-Pereira, J., & Baptista, M. (2016). O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática. Bolema, 30(56), 868-891.
Ponte, J. P., & Quaresma, M. (2016). Teachers’ professional practice conducting mathematical discussions. Educational Studies in Mathematics, 93(1), 51-66.
Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2015). Comunicação, tarefas e processos de raciocínio: Aprendizagens profissionais proporcionadas por um estudo de aula. Zetetiké, 23(44), 297-310.
Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2012). Compreensão dos números racionais, comparação e ordenação: O caso de Leonor. Interacções, 20, 37-69.