Políticas de Educação e Formação
Avaliação em Educação e Formação. Metodologias de Investigação e Avaliação.
Rodrigues, P., & Machado, E. A. (2012). Modélisation de la participation des acteurs dans le processus d’évaluation de la formation. Raisons Éducatives, 16, 147-161.
Nunes, C., & Rodrigues, P. (2011). A (In)evitabilidade da avaliação do desempenho docente em Portugal: processos, tensões e desafios. In D. Fernandes (Org.), Avaliação em educação: olhares sobre uma prática social incontornável (pp. 167-184). Pinhais: Editora Melo.
Rodrigues, P., Peralta, M. H., & Nunes, C. (2011). Qualidade e impacto da avaliação da aprendizagem: a perspetiva de alunos da Universidade de Lisboa. In J. C. Morgado, M. P. Alves, S. S. Pillotto & M. I. Cunha (Orgs.), Aprender ao longo da vida. Contributos, perspetivas e questionamentos do currículo e da avaliação (pp. 969-993). Braga: CIEd / Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Rodrigues, P. (2009). Recensão das obras do Joint Committee on Standards for Educational Evaluation (1994, 2003, 2009). The program evaluation standards; The student evaluation standards & The personnel evaluation standards. Sísifo, Revista de Ciências da Educação, 9, 115-118. Disponível em: http://sisifo.fpce.ul.pt/?r=23&p=115
Figari, G., Rodrigues, P., Alves, M. P., & Valois, P. (Eds. / Orgs.). (2006). Evaluation des Compétences et Apprentissages Expérientiels. Savoirs, Modèles et Méthodes. [Avaliação de Competências e Aprendizagens Experienciais. Saberes, Modelos e Métodos]. Lisboa: Educa.
Rodrigues, P. (2006). Logiques d’Évaluation en Relation Avec des Conceptions Élargies du Monde et de la Connaissance. In G. Figari & L. Mottier Lopez (Eds.), Recherche sur l’Évaluation en Éducation. Problématiques, Méthodologies et Épistémologie (20 ans de Travaux Autour de l’ADMEE-Europe) (pp. 193-201). Paris: L’Harmattan.
Rodrigues, P. (2003). Avaliação, Desenvolvimento e Formação de Professores. Paradigmas de Avaliação, Lógicas de Formação. Teoria e Prática da Educação, 6(12), 131-145.
Rodrigues, P. (2002). Avaliação da Formação Pelos Participantes em Entrevista de Investigação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian & FCT-MCES.
Rodrigues, P. (2001). L’Entretien de Recherche comme Pratique d’Evaluation. In G. Figari, & M. Achouche (Eds.), L’Activité Évaluative Réinterrogée. Regards Scolaires et Socioprofessionnels (pp. 219-225). Bruxelles: De Boeck.
Estrela, A., & Rodrigues, P. (Orgs.). (1995). Para uma Fundamentação da Avaliação em Educação. Lisboa: Colibri.