Currículo, Formação de Professores e Tecnologia
Tecnologias digitais, currículo e desenvolvimento curricular. Desenho e organização curricular de contextos digitais de aprendizagem. Inovação pedagógica e curricular de práticas e processos educacionais com o digital.
Pedagogia do ensino superior. Políticas e práticas de educação digital no ensino superior.
Almeida, S.d., & Viana, J. (2022). Teachers as curriculum designers: What knowledge is needed? The Curriculum Journal, 34(3), 374-357. https://doi.org/10.1002/curj.199
Almeida, M., Viana, J.,, Alves, M. G. (2022). Exploring teaching conceptions and practices: a qualitative study with higher education teachers in Portugal. Studia Paedagogica, 27(2), 35-53. https://doi.org/10.5817/SP2022-2-2
Viana, J., & Peralta, H. (2021). Online learning: from the curriculum for all to the curriculum for each individual. Journal of New Approaches in Educational Research, 10(1), 122-136. https://doi.org/10.7821/naer.2021.1.579
Almeida, S., Viana, J., Barcelos, N., Roldão, M. C., & Peralta, H. (2021). Colaboração entre as associações de professores no design curricular das Aprendizagens Essenciais em Portugal. Com textos, 2(6), 1-39. http://cics.uminho.pt/wp-content/uploads/2011/07/comtextos_nº6_2021.pdf
Almeida, M., Viana, J., & Carvalho, L. M. (2020). Processos e sentidos da regulação transnacional da profissão docente: uma análise das Cimeiras Internacionais sobre a Profissão Docente (2011-2017). Currículo sem Fronteiras, 20(1), 62-84. http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v20.n1.5
Ó, J. R., Almeida, M., Viana, J., Sanches, T., & Paz, A. L. (2019). Tendências recentes da investigação internacional sobre o ensino superior: uma revisão da literatura. Revista Lusófona de Educação, 45(45), 205-221. http://dx.doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle45.14
Diogo, A., Silva, P., & Viana, J. (2018). Children’s use of ICT, family mediation and social inequalities. Issues in Educational Research, 28 (1), 61-76. https://www.researchgate.net/publication/322931390_Children%27s_use_of_ICT_family_mediation_and_social_inequalities
Costa, F., Viana, J., Trez, T., Gonçalves, C e Cruz, E., (2017).Desenho de atividades de aprendizagem baseado no conceito de aprender com tecnologias. In M. J. Gomes, A. Osório & J. Valente (Eds.), Challenges 2017. Aprender nas nuvens(pp.407-423). Centro de Competência da Universidade do Minho. https://www.researchgate.net/publication/318116313_Desenho_de_Atividades_de_Aprendizagem_baseado_no_Conceito_de_Aprender_com_Tecnologias
Costa, F., Moura Santos, A., Silva, A., & Viana, J. (2015). Guiões para desenho de cursos MOOC. In MEC. Experiências de Inovação Didática no Ensino Superior(pp. 327-342). MEC. https://www.researchgate.net/publication/282877714_Guioes_para_desenho_de_cursos_mooc
Costa, F., Cruz, E., Rodríguez, C., & Viana, J. (2015). As TIC na formação inicial de professores em Portugal e no Brasil: desafios e possibilidades. In C. H. Rocha, D. B. Braga & R. R. Caldas (Orgs.), Políticas linguísticas, ensino de línguas e formação docente: desafios em tempos de globalização e internacionalização (pp. 129-154). Pontes Editores.