Mariana Gaio Alves, Prof.ª Auxiliar com agregação

Professora Associada com Agregação

Grupo de Investigação

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia

Áreas de interesse

Ensino Superior; Desenvolvimento Profissional Docente; Sociologia da Educaçao; Professores.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Alves, M. G., Diogo, A. M. (2022). O ensino de sociologia da educação nas universidades e politécnicos em Portugal: análise de um universo curricular tripartido. Análise Social, 57 (243), 80-308. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2022243.04

Almeida, M., Viana, J.,, Alves, M. G. (2022). Exploring teaching conceptions and practices: a qualitative study with higher education teachers in Portugal. Studia Paedagogica, 27(2), 35-53. https://doi.org/10.5817/SP2022-2-2

Alves, M. G., Tomlinson, M. (2021). The changing value of higher education in England and Portugal: Massification, marketization and public good. European Educational Research Journal, 20(2), 176-192. https://doi.org/10.1177/14749041209675

Alves, M. G., Morais, C. (2021). A inserção profissional de licenciados e mestres – efeitos paradoxais na feminização do ensino superior em tempos de incerteza. Sociologia – Problemas e Práticas, 95, 103-126.

Alves, M. G. (coord.) (2021). Pedagogia no Ensino Superior – a (in)visibilidade do trabalho docentehttp://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/ebooks/forcas-mudanca-educacao/pedagogia-no-ensino-superior-a-invisibilidade-do-trabalho-docente

Silva, C., Lopes, R., Alves, M.G., Cêa, G (2020) “Portraits of the evaluation of higher education: presentation of cases from Brazil, Portugal and England”. Revista Educação Unisinos, 24(2020). https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.44

Alves, M. G (2020). Aprender a ser professor: proposta de um modelo de análise. Revista Lusófona de Educação, 50, 111-124.

Martins, A., Alves, M. G. (2019). Conflitos em escolas públicas em Portugal: análise de um programa de governo. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 27(102), 9-23. https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002701628

Alves, M. G., Torres, L. L., Dionísio, B. (2019). The Sociology of Education in Portugal: Towards a Renewed Critical Space. Italian Journal of Sociology of Education, 11(3), 40-61.

Alves, M. G., Gomes, E. X., D., A., Matos, J. M.(eds.) (2018). Investigação, Educação e Desenvolvimento: revisitar o pensamento de Teresa Ambrósio. Edições Colibri.