Este curso visa o desenvolvimento de capacidades de análise sistematizada e de intervenção em atividades de direção e gestão de organizações educativas, nomeadamente das organizações escolares, fundamentadas no conhecimento gerado na área da Administração e da Política Educacional.
A orientação formativa seguida prepara os estudantes para analisar e compreender a diversidade e especificidade dos contextos que definem o modo como diretores e gestores exercem as suas funções. Ademais, integra as preocupações relativas à eficácia e à tecnicidade na direção e gestão no interior de questões referentes à justiça e equidade do serviço educativo, à promoção da cidadania, da coesão social e da democracia nos contextos educativos.
Este ciclo de estudos é reconhecido, nas suas diferentes áreas de especialização, para efeitos de contagem de tempo para progressão na carreira docente (nos termos Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril). A presente informação não dispensa a leitura da legislação em vigor e sugere-se a consulta da página da DGAE.
O 1º ano é de natureza presencial. O 2º ano compreende a elaboração de uma dissertação de natureza científica ou de um trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim.
Este ciclo de estudos tem em vista a qualificação profissional através do desenvolvimento de competências (de diagnóstico, de conceção, de coordenação) para o exercício de atividades de:
O mestrado visa, também, o desenvolvimento de competências para a realização de projetos de intervenção profissional e de pesquisa nesses contextos organizacionais.
Podem candidatar-se ao acesso aos ciclos de estudos conducentes ao grau de mestre em Educação:
No ano letivo 2023/24, o curso funciona à 5ª e 6ª feira, das 16h às 20h.
Informações Úteis | Horários |
Plano de Estudos | 1.º Ano – 1.º Semestre Download 15.11 KB |
Regulamentação | 1.º Ano – 2.º Semestre Download 15.73 KB |
Dúvidas frequentes | |
FAQ |