Este GI visa desenvolver conhecimento que contribua para o diagnóstico, concetualização e transformação dos processos de desenvolvimento curricular, de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, e do desenvolvimento de professores e de outros profissionais na área da educação.
Nele se cruzam duas linhas principais de pesquisa, em conformidade com os temas da UIDEF, Educação XXI e Forças de Mudança: (1) Inclusão e equidade na escola; e (2) Formação de professores e supervisão. A pedagogia do ensino superior e a formação de professores para a inclusão surgem como desafios transversais.
Estão atualmente em curso vários projetos relacionados com estas linhas, centrados na inclusão escolar, digital, social e na educação intercultural, bem como na inclusão no ensino superior e aprendizagem e formação de professores com tecnologias.
Mariana Gaio Alves
Ana Luísa Paz
Ana Paula Caetano
Ana Pedro
Ana Sofia Pinho
Ana Sofia Santos (FMH)
Carolina Carvalho
Cassio Santos
Guilhermina Lobato Miranda
Joana Viana
João Piedade
Jorge Ramos do Ó
Luís Tinoca
Marco Ferreira (FMH)
Maria João Mogarro
Mariana Gaio Alves (Coordenadora)
Neuza Pedro
Nikoletta Agonács
Nuno Dorotea
Otília Sousa
Sofia Freire
Tatiana Sanches