IE-ULisboa participa em novos projetos Erasmus+ aprovados pela Comissão Europeia

 

Os projetos aprovados serão financiados pelo Programa Eramus+ da Comissão Europeia no âmbito da ação-chave 2 – Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas nos setores do ensino escolar e do ensino superior e têm a coordenação de Cecília Galvão (High-Fliers – Highly Interactive Guidance Helpful For Leadership In Educationally Relevant Skills), Mónica Baptista (STEMKey – Teaching standard STEM topics with a key competence approach), Nuno Dorotea (InClusion Team – ICT and Special Education) e Sofia Freire (4StuDi – School Social Support for Students with Disabilities).

O projeto High-Fliers visa contribuir de forma significativa para a preparação de carreiras profissionais relacionadas com STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e foi concebido especialmente para professores em escolas básicas e secundárias, para instituições do ensino superior e organizações de promoção da ciência, nos países parceiros (Estónia, Finlândia, Portugal, Croácia). Estarão envolvidas áreas disciplinares relacionadas com as ciências – biologia, geografia (ciências da terra), química, física e matemática.

Também no contexto do ensino STEM e dos desafios que esta abordagem coloca, o projeto STEMKey tem como objetivo promover o conhecimento didático de futuros professores, a partir da exploração de módulos inovadores que permitem o desenvolvimento das suas competências (conhecimentos, capacidades e atitudes), através do Inquiry Based Learning e de outras estratégias (e.g., Design Thinking e Engineering Design Model). O projeto envolve instituições de ensino superior de 12 países europeus. A equipa portuguesa é a responsável por criar módulos centrados no ensino da Física.

No projeto InClusion Team, o principal objetivo é explorar ambientes de aprendizagem digitais para reforçar o desenvolvimento de competências essenciais de alunos com deficiências/necessidades especiais. Está prevista a criação de uma comunidade de aprendizagem neste âmbito para a partilha entre escolas de práticas pedagógicas de referência com o digital, de ferramentas e de recursos de aprendizagem de qualidade. Pretende-se ainda promover a colaboração entre os países participantes (Espanha, Grécia, Noruega e Portugal) na realização de eventos formativos de curta duração destinados aos professores das escolas parceiras e dinamizados pelas IES.

Por seu turno, o consórcio do projeto 4StuDi, que integra universidades e parceiros de três países europeus (Portugal, Grécia e Itália), propõe-se explorar o impacto de programas de educação/ sensibilização em professores e alunos e, simultaneamente, contribuir para a inclusão de alunos com deficiência na escola e na comunidade. Para tal, serão envolvidos alunos e professores em ações de sensibilização inovadoras, através das quais se dará voz aos alunos com deficiência sobre as suas próprias necessidades e sobre como estas podem ser satisfeitas no contexto da escola e da comunidade.