EducAção pela IntegrAção: o sistema escolar português na perspetiva da integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo
PT/2021/FAMI/713
Associação Renovar a Mouraria
Fundação Cidade de Lisboa
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa
Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres
Agrupamento de Escolas Gil Vicente
Agrupamento de Escolas de Alvalade
NIALP – Intercultural Association Lisboa
PMAA – Portugal Multicultural Academy
Contribuir com recomendações para a política pública de integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo, analisando o sistema educativo português, com enfoque em três dimensões interdependentes: a diversidade linguística e cultural, o ensino da língua portuguesa e os impactos provocados pela pandemia na educação formal destas crianças e jovens.
i) aumentar o conhecimento sobre a integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo no sistema educativo português, identificar as suas fragilidades, potencialidades e apresentar recomendações;
ii) caracterizar e analisar boas práticas existentes no sistema educativo português no que concerne à integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo;
iii) analisar os impactos da pandemia nos percursos escolares de crianças e jovens imigrantes;
iv) compreender as respostas das famílias aos desafios decorrentes do contexto de pandemia sobre os percursos de aprendizagem dos seus educandos;
v) refletir sobre as respostas das escolas aos alunos e famílias imigrantes em contexto de pandemia;
vi) melhorar a política pública de integração de de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo, através da disseminação do Estudo junto de decisores políticos, de atores-chave do sistema de ensino português e da comunidade no geral.
O Estudo surge de uma parceria entre a Associação Renovar a Mouraria, a Fundação Cidade de Lisboa, o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, potenciando sinergias entre o terceiro sector com experiência comprovada na intervenção em escolas com crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo, e a Academia com o seu saber e enquadramento teórico metodológico na área da educação e migrações, assegurando o aprofundamento contínuo do conhecimento sobre o fenómeno migratório e as dinâmicas de acolhimento e de integração. Pretende-se melhorar a resposta do sistema educativo português na integração de crianças e jovens imigrantes, refletir sobre os impactos da pandemia, apresentando recomendações direcionadas para as políticas públicas de educação e para escolas.
01/09/2021
31/03/2023
85.303,14 Euros
63.977,35 Euros
21.325,79 Euros
Otília Sousa
Maria João Mogarro
Ana Sofia Pinho
Teresa Costa-Pereira
Renata Jatobá Oliveira
Andréa Lins Silva (bolseira)
Verônica Coelho (bolseira de 2-3-2022 a 31-12-2022)