InClusion Team
InClusion Team
Nuno Dorotea
Ana Sofia Freire
Ana Pedro
Daniela Almeida
João Piedade
Joana Viana
O Estudo Internacional sobre Literacia Informática e da Informação (2018), promovido pela União Europeia, definiu as competências digitais como essenciais para participar num mundo liderado pelas tecnologias. Esta premissa também se aplica a alunos com deficiência ou necessidades educativas especiais (NEE), que não podem participar da vida cívica e social atual sem dominar competências básicas em TIC. No entanto, as escolas e outras organizações de educação não formal nem sempre promovem o desenvolvimento de competências digitais destes alunos, tanto jovens como adultos.
O objetivo do projeto InClusion Team (ICTeam) é explorar ambientes digitais de aprendizagem com o objetivo de reforçar o desenvolvimento de competências em TIC para alunos com deficiência/NEE. O projeto visa criar uma comunidade de aprendizagem onde universidades, escolas, centros de formação de professores e ONG partilham boas práticas de ensino das TIC a alunos e adultos com NEE.
Os parceiros do consórcio têm como objetivo proporcionar formação a professores e aumentar o leque de ferramentas e recursos de aprendizagem de qualidade, o que será conseguido com a orientação pedagógica da Universidad de La Laguna e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Como produto será desenvolvido um Toolkit para as TIC na Educação Especial para apoiar os professores. O Toolkit ICTeam incluirá os seguintes módulos:
- TIC e NEE
- Tecnologias Assistivas para NEE
- Abordagem social das TIC para NEE
- Tecnologias inclusivas para NEE
- Formação de profissionais especialistas em TIC
O valor transnacional do projeto reside no fato de a educação especial ser organizada de forma diferente para alunos com NEE, sejam crianças ou adultos. Existem diferenças culturais, entre escolas e agentes de educação não formal. É essencial ter em consideração as necessidades e as aspirações dos alunos e dos seus pais. Os participantes irão aprender e partilhar diferentes práticas pedagógicas, materiais didáticos, modelos de organização e de colaboração e estabelecer novas propostas para a educação especial.
Os resultados esperados durante o projeto e na sua conclusão são uma capacidade reforçada das organizações participantes para proporcionar programas de educação mais atrativos para alunos com deficiência/NEE.
Com este projeto as organizações participantes procuram fortalecer a sua capacidade de oferta de programas de educação mais atrativos para alunos com deficiência/NEE; um ambiente escolar mais moderno e comprometido, melhor preparado para integrar boas práticas e métodos de TIC em atividades quotidianas de educação especial; e uma responsabilidade reforçada para os desafios dos valores democráticos e dos direitos fundamentais, da inclusão social, da não discriminação e da cidadania ativa.
A participação de alunos com deficiência/NEE nas atividades de aprendizagem traduz-se em competências básicas em TIC e, assim, numa oportunidade acrescida.
01/09/2021 – 31/08/2023
Programa: Erasmus+
Ação-chave: Cooperação para a Inovação e o Intercâmbio de Boas Práticas – Parcerias Estratégicas no Ensino Escolar
Referência:
2020-1-1NO01-KA201-076430