Investigação e desenvolvimento de soluções de mobiliário escolar que influenciem e monitorizem o bem-estar e saúde dos alunos em sala de aula, promovendo condições para um superior desempenho escolar

IRRESISTIBLE small

titulo

Código do projeto

POCI-01-0247-FEDER-047130
LISBOA-01-0247-FEDER-047130

Objetivo principal

Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de intervenção

Norte e Lisboa

Entidades beneficiárias

Nautilus, S.A.

INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial

IE-ULisboa – Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Data de aprovação

08-11-2021

Data de início

01-01-2021

Data de conclusão

30-06-2023

Investimento elegível global

627.094,49 Euros

Apoio financeiro da União Europeia | FEDER

384.344,83 Euros

Objetivos, atividades e resultados esperados

O projeto n.º 47130 Classroom 4.0 – wellbeing resources, visa a investigação e o desenvolvimento de soluções de mobiliário escolar que influenciem e monitorizem o bem-estar e saúde dos alunos em sala de aula. Pretende-se com este projeto o desenvolvimento experimental da incorporação de tecnologias 4.0 nas infraestruturas de sala de aula para autenticação, monitorização, registo e tratamento de dados – informação em tempo real dos parâmetros monitorizados – e também para atuação em tempo útil na infraestrutura de modo a influenciar os parâmetros ambientais monitorizados.

O consórcio promotor é constituído por uma empresa, Nautilus, S.A., e por duas entidades não empresariais, o INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, reunindo as competências técnicas e científicas para o desenvolvimento do mesmo.

Investigador responsável

Neuza Pedro

Equipa

Ana Pedro

Ana Lúcia Miguens

Ana Luisa Rodrigues

Cassio Cabral Santos

Elisabete Cruz

João Piedade

Nikoletta Agonács

Silvia Couvaneiro

Resumo

O projeto de I&D CLASSROOM 4.0 – wellbeing resources, a materializar em copromoção entre a NAUTILUS, o INEGI e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa), pretende corporizar os avanços tecnológicos, científicos e sociais que têm marcado o século XXI e que têm exercido uma forte pressão para a mudança dos sistemas educativos, tanto no que diz respeito aos seus currículos e metodologias como no que se refere aos seus espaços e dinâmicas. A investigação tem vindo a confirmar que o desempenho de alunos e professores é influenciado pelo ambiente interno e externo dos edifícios escolares, correlacionando-se positivamente com a aprendizagem e o comportamento dos alunos, bem como com os seus índices de satisfação e performance académica. Deste modo, o presente projeto pretende investigar o impacto no desempenho escolar de características identificadas nos espaços de aprendizagem (temperatura, luz, ruído, humidade, etc.) e identificar métodos e tecnologias de monitorização (não intrusivos) de parâmetros de saúde e bem-estar dos alunos relevantes para o desempenho escolar. Em consequência despoleta-se o desenvolvimento experimental da incorporação de tecnologias 4.0 nas infraestruturas de sala de aula para autenticação, monitorização, registo e tratamento de dados (informação em tempo real dos parâmetros monitorizados) e também para atuação em tempo útil na infraestrutura de modo a melhorar os parâmetros ambientais monitorizados.

O projeto culminará com a disponibilização de soluções-protótipo (nova geração de mobiliário escolar com tecnologia 4.0 e respetivas plataformas tecnológicas inteligentes) para um espaço CLASSROOM 4.0, a validar em instalação piloto no 1.º Ciclo do Ensino Básico.

O projeto ambiciona que os novos produtos e serviços desenvolvidos e a instalação piloto venham a tornar-se um espaço aberto à experimentação e demonstração, no qual o copromotor IE-ULisboa irá avaliar os resultados pedagógicos atingidos.