Faculdade de Ciências e Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.
Nos últimos anos, tem ganhado protagonismo a abordagem Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes/Humanidades e Matemática (STEAM). Cultivando a investigação, o diálogo e o pensamento crítico dos estudantes, a abordagem STEAM permite dar resposta aos desafios contemporâneos, através da promoção da transdisciplinaridade, associados à resolução de problemas reais. Esta importância da Educação STEAM reforça a necessidade de qualificação dos docentes dos ensinos básico, secundário e profissional, bem como de profissionais de divulgação e comunicação da ciência, capacitando-os para a sua mobilização nos diferentes contextos de ação, com recurso às tecnologias digitais. Neste contexto, o curso tem por objetivos desenvolver competências na criação de cenários de aprendizagem STEAM, em contexto de processos formativos inovadores, e promover a utilização generalizada de recursos educativos STEAM nos ensinos básico, secundário e profissional, e nos demais contextos de ensino (e.g., museus de ciência, escolas ciência viva), designadamente através do desenvolvimento de protótipos STEAM.
O curso destina-se a docentes dos ensinos básico, secundário e profissional; profissionais de divulgação e comunicação da ciência (e.g., Escolas/Centros de Ciência Viva e museus de ciência).
As unidades curriculares do curso estão acreditadas pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua (CCPFC) para efeitos de progressão na carreira.
As aulas decorrem nas segundas-feiras, das 17h00 às 21h00, e nos sábados, das 9h00 às 13h00.
Início das aulas: 23 de setembro de 2023
Informações Úteis | Horários |
Plano de Estudos | 1.º Ano – 1.º Semestre Download 15.19 KB |
Regulamentação | |
Dúvidas frequentes | |
FAQ |
Informações Úteis | Horários |
Plano de Estudos | |
Regulamentação | |
Dúvidas frequentes | |
FAQ |
Datas e condições de acesso