junho, 2023
Detalhe
O
Mais
Detalhe
O XIII Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa tem como objetivo promover a reflexão e discussão sobre os projetos de investigação em curso no âmbito do Doutoramento e Pós-Doutoramento, nas diversas áreas de especialidade. O evento organiza-se em duas modalidades – workshops e apresentação e discussão de trabalhos.
Workshops de investigação| 20 de junho (9h30 – 12h30)
A participação em workshops de investigação é destinada aos jovens investigadores.
Apresentação de trabalhos| 20 de junho (15h45-17h15) e 21 de junho (9h00-10h45 e 11h15-13h00)
A apresentação de trabalhos destina-se aos doutorandos e pós-doutores do IE-ULisboa, incluindo os que se integram em programas intercalares, e aos doutorandos em Ciências da Educação da FMH, independentemente do ano que frequentam. Cada participante dispõe de 15 minutos para apresentar o seu trabalho.
Importante: podem assistir à apresentação dos trabalhos todos os interessados em conhecer e discutir os projetos de doutoramento e pós-doutoramento em curso, sendo necessária a respetiva inscrição online.
A submissão de propostas é realizada através de:
Resumo do trabalho: O resumo é submetido on-line no formulário de inscrição. O resumo deve conter no máximo 3500 carateres com espaços, apresentando o(s) objetivo(s) do estudo, os principais aspetos do enquadramento teórico, a metodologia de investigação, os resultados preliminares (caso existam) e um máximo de quatro palavras-chave. Os resumos devem ser submetidos até 22 de maio de 2023.
A submissão do resumo e respetivo cartaz, é feita a partir do formulário de inscrição: https://forms.gle/YX2BAVCnomoGdAb1A
Cartaz digital: As comunicações são apresentadas em formato de cartaz digital, ou poster científico, correspondente a um slide (ex: powerpoint, impress, keynote, etc) com informação estática e sem animação. Aconselham-se os seguintes procedimentos para uma projeção eficaz: a) utilização de dimensões e formatos estandardizados (pptx); b) tamanho de letra legível (não inferior a tamanho 16 em fonte não serifada (ex. Arial, Tahoma, Verdana, Calibri); c) orientação horizontal do slide; e uso preferencial de esquemas. O cartaz digital será submetido no formulário de inscrição, até ao dia 22 de maio de 2023.
Dicas para elaborar um cartaz digital ou póster científico ⇓
A organização das apresentações contempla a diversidade das áreas de especialidade, em cada sessão paralela, tendo em vista:
(1) a promoção do conhecimento por parte de todos os doutorandos e pós-doutores da diversidade de abordagens e tradições de investigação em educação;
(2) a articulação de saberes numa perspetiva interdisciplinar.
• Submissão de resumos e envio do cartaz digital: até 22 de maio de 2023 prorrogado até 26 de maio de 2023
• Inscrições online (assistência e workshops): até 9 de junho de 2023
• XIII Fórum de Jovens Investigadores: dias 20 e 21 de junho de 2023
Os workshops têm como objetivo proporcionar aos jovens investigadores um espaço de reflexão sobre questões metodológicas transversais aos trabalhos de investigação em curso. Os workshops decorrem no dia 20 de junho subordinados às seguintes temáticas:
W1 • Observação em contextos educativos: desafios e limites⇓
Carolina Carvalho
Sala 13
W2 • Google Forms ao serviço da análise de dados – construção de questionários e extração de respostas⇓
Carolina Pereira, Leonor Luís e Sara de Almeida
Sala Tec II
W3 • Métodos mistos na investigação educacional: abordagens integradas para compreender a complexidade do contexto educativo⇓
Hélia Jacinto
Sala 8
W4 • A produção de uma tese de doutoramento em educação: idealização e concretização de um objeto escritural⇓
Jorge Ramos do Ó
Sala 7
W5 • Ética na Investigação educacional⇓
Ana Paula Caetano, Maria de Fátima Chorão Sanches
Sala 12
W6 • Estudar no estrangeiro: desafios e oportunidades de investigação ⇓
Jiaqi Zhu
Sala 6
As inscrições estão sujeitas a limite de vagas. Cada participante só pode assistir a um workshop, mas deve selecionar dois, por ordem de preferência (o formulário de inscrição inclui as inscrições nos workshops). Não irão funcionar os workshops com menos de 10 participantes.
20 DE JUNHO
9h00 – 09h30 Receção/Acolhimento dos participantes
9h30 – 12h30 Workshops
W1 • Observação em contextos educativos: desafios e limites⇓
Carolina Carvalho
Sala 13
W2 • Google Forms ao serviço da análise de dados – construção de questionários e extração de respostas⇓
Carolina Pereira, Leonor Luís e Sara de Almeida
Sala Tec II
W3 • Métodos mistos na investigação educacional: abordagens integradas para compreender a complexidade do contexto educativo⇓
Hélia Jacinto
Sala 8
W4 • Observação A produção de uma tese de doutoramento em educação: idealização e concretização de um objeto escritural⇓
Jorge Ramos do Ó
Sala 7
W5 • Ética na Investigação educacional⇓
Ana Paula Caetano, Maria de Fátima Chorão Sanches
Sala 12
W6 • Estudar no estrangeiro: desafios e oportunidades de investigação ⇓
Jiaqi Zhu
Sala 6
12h30 – 13h45 Intervalo para almoço
13h45 – 14h00 Receção/Acolhimento dos participantes
14h00 – 14h10 Sessão de abertura
14h10 – 15h30 Conferência plenária Reimagining the Futures of Education
António Nóvoa … IE-ULisboa
15h30 – 15h45 Intervalo
15h45 – 17h30 Sessões paralelas I ⇓
21 DE JUNHO
9h00 – 10h45 Sessões paralelas II ⇓
10h45 – 11h15 Intervalo
11h15 – 13h00 Sessões paralelas III ⇓
Inscrições encerradas
Qualquer dúvida, contacte fji@ie.ulisboa.pt
• Ana Luísa Paz … Professora do IE-ULisboa
• António Faria … Doutorando em TIC e Educação
• Carolina Petronilho … Doutoranda em Psicologia da Educação
• Filipa Faria … Doutoranda em Didática da Matemática
• Filipe Brás Pinto … Doutorando em Formação de Professores e Supervisão
• Filipe Menegotto … Doutorando em Didática das Ciências
• Hernani Bunga … Doutorando em Formação de Adultos
• Joana Viana … Professora do IE-ULisboa
• João Pedro da Ponte … Professor do IE-ULisboa
• Leonor Correia Luís … Mestranda em Educação e Formação – Organização e Gestão da Educação e Formação
• Luís Miguel Carvalho … Diretor e Professor do IE-ULisboa
• Marina Queiroz … Doutoranda em Administração e Política Educacional
• Mónica Baptista … Subdiretora e Professora do IE-ULisboa
• Paula Guimarães … Professora do IE-ULisboa
• Ricardo Cipriano … Doutorando em Educação Inclusiva
• Sandra Ziegler … Doutoranda em História da Educação
• Sofia Viseu … Professora do IE-ULisboa
• Sónia Moreira … Doutoranda em Educação Artística
• Zulmira Torres … Assessoria do IE-ULisboa
1. Quem pode participar no Fórum de Jovens Investigadores (FJI)?
Podem participar e assistir aos trabalhos do FJI os alunos de licenciatura, de pós-graduação, mestrado, doutoramento e pós-doutoramento do IE-ULisboa, alunos de doutoramento e mestrado de Ciências da Educação da FMH e outras pessoas interessadas.
2. Como posso participar no Fórum de Jovens Investigadores?
A participação inclui três modalidades:
- Participar em workshops de investigação, destinada aos doutorandos e mestrandos do IE e aos doutorandos e mestrandos de Ciências da Educação da FMH, e a outras pessoas interessadas.
- Apresentar um trabalho, destinada aos doutorandos do IE-ULisboa e de Ciências da Educação da FMH.
- Assistir a trabalhos, destinada a todos os interessados, incluindo, alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento.
3. Os alunos de doutoramento do primeiro ano podem apresentar um trabalho?
Sim, todos os doutorandos podem apresentar um trabalho, independentemente do ano que frequentem.
4. Como posso apresentar um trabalho?
A submissão de propostas é realizada através de um resumo do trabalho e de um cartaz digital, póster científico.
A submissão de resumos e cartaz digital é realizada através do preenchimento do formulário de inscrição on-line.
5. Ao submeter um trabalho, fico automaticamente inscrito?
Sim, o preenchimento do formulário referido no ponto anterior serve, cumulativamente, para submissão de trabalho e inscrição, incluindo nos workshops de investigação.
6. Quem apresentou o trabalho em anteriores Fóruns de Jovens Investigadores, pode voltar a apresentar este ano?
Sim, apresenta a continuidade do trabalho desenvolvido no âmbito da investigação em curso.
7. Em que suporte digital é feita a comunicação?
A apresentação do trabalho é realizada através de um cartaz digital, poster científico. O doutorando seleciona a informação que considere necessária para tornar clara e fundamentada a sua apresentação oral.
8. O que é o cartaz digital ou póster científico?
O cartaz digital corresponde a um slide (ex: powerpoint, impress, keynote, etc), com informação estática e sem qualquer animação.
9. Como estruturar o cartaz digital ou póster científico?
Aconselham-se os seguintes procedimentos para uma projeção eficaz: a) utilização de dimensões e formatos estandardizados (pptx); b) tamanho de letra legível [não inferior a tamanho 16 em fonte não serifada (ex. Arial, Tahoma, Verdana, Calibri)]; c) orientação horizontal do slide; d) uso preferencial de esquemas.
Pode consultar o documento de Dicas para elaborar um cartaz digital ou póster científico AQUI
10.Qual o papel do moderador nas sessões paralelas?
O moderador é responsável pela condução da sessão e pela gestão das intervenções dos participantes e da assistência.
11. Qual o papel do professor responsável por comentar os trabalhos apresentados nas sessões?
A reflexão crítica efetuada pelo professor visa o enriquecimento da investigação em curso apresentada pelo doutorando.
12. O professor comentador pertence à área de investigação dos doutorandos que apresentam os seus trabalhos?
O professor comentador pertence, preferencialmente, a outra área de especialidade, tendo em vista despoletar a articulação dos saberes e das tradições de investigação numa perspetiva interdisciplinar.
Hora
20 (Terça-feira) 9:00 - 21 (Quarta-feira) 13:00
Localização
IE-ULisboa