setembro, 2023
Detalhe
Os futuros da
Mais
Detalhe
Os futuros da educação
Quem acredita no poder transformador da educação sabe que, para estar à altura desse “poder”, a educação tem de se transformar.
Estamos a assistir ao fim de um ciclo histórico, ao fim de um certo modelo de escola, mas não da escola, pois essa está a ser reinventada, reimaginada, todos os dias, em muitos lugares.
Não há nenhuma outra instituição mais importante, mais necessária, para ainda alimentarmos a esperança de uma humanidade comum, em comum.
O Relatório da UNESCO sobre os futuros da educação tem como centro a ideia do “comum”, que se desdobra em cinco temas principais:
– a cooperação como base do trabalho pedagógico;
– a convergência como princípio organizador do currículo;
– a colaboração como elemento central na acção dos professores;
– a convivialidade como matriz da vida na escola;
– a capilaridade como forma de desenvolvimento da educação na sociedade.
É a partir desta estrutura que se fará uma reflexão sobre os futuros da educação.
António Nóvoa • IE-ULisboa
Titular da Cátedra UNESCO – Futuros da Educação (desde 2023). Professor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Doutor em Ciências da Educação (Universidade de Genève, 1986). Doutor em História (Universidade de Paris-Sorbonne, 2006). Doutor honoris causa por várias universidades portuguesas e brasileiras. Reitor da Universidade de Lisboa (2006-2013). Reitor honorário da Universidade de Lisboa (desde 2014). Embaixador de Portugal na UNESCO (2018-2021). Membro do Conselho de Estado de Portugal (desde 2022).
Hora
(Sexta-feira) 15:00
Localização
IE-ULisboa