logótipo do projeto senses

SENSEs – Participação social de alunos com NEE em escolas regulares

Investigador responsável

Sofia Freire

Equipa

Aurízia Anica

Cecília Aguiar

Fátima Silva

Francisco Vaz da Silva

Joana Pipa

Luzia Lima-Rodrigues

Maria João Mogarro

Resumo

Vários autores apontam a importância das interações com os pares para o desenvolvimento pessoal e interpessoal das crianças e jovens. Contudo, dadas as suas características e circunstâncias específicas, alunos com NEE têm à partida uma maior vulnerabilidade e maior risco de exclusão social. E de facto, alguns estudos sugerem que estes alunos têm uma participação social reduzida. Tendo em conta que a interação com os pares é fundamental para o desenvolvimento psicológico das crianças, que os padrões de apreciação dos pares tendem a evoluir com a idade e que o professor pode ter um papel importante na forma como alguns comportamentos e características pessoais e interpessoais vão ser avaliadas e valorizadas pelos alunos, importa conhecer que aspetos (do indivíduo e do contexto educativo) estão associados a um maior grau de participação social e como evolui a participação social dos alunos ao longo da escolaridade. Assim, este projecto tem como objectivos compreender como fatores individuais e do contexto educativo afetam a participação social de alunos com NEE e como a influência destes fatores evolui com as escolaridade e idade dos alunos. Para atingir estes objetivos, iremos desenvolver um estudo longitudinal em três coortes distintas (alunos do 1º, do 2º e do 3º CEB). Os resultados do projecto irão dar um contributo significativo para o desenvolvimento de intervenções específicas dirigidas quer a alunos com NEE quer a alunos sem NEE.

Período de desenvolvimento

05/2016 – 1/11/2019

Fonte de financiamento

FCT (PTDC/MHC-CED/4150/2014)

Produtos

Freire, S., Gamboa, P., & Pipa, J. (2018). Inclusion in regular schools: patterns of acceptance and rejection of students with special educational needs. In Proceeding of the 10th International Conference on Education and New Learning Technologies. IATED: Palma. disponível em https://library.iated.org/view/FREIRE2018INC

Freire, S., Gamboa, P., & Garcia Bacete, F. (2019). Razones de desagrado en las chicas de cuarto, sexton y octavo curso en Portugal.International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1 – Monográfico 1, 161-172. Disponível em http://www.infad.eu/RevistaINFAD/OJS/index.php/IJODAEP/article/view/1424/1228

Freire, S., Pipa, J., Aguiar, C., Vaz da Silva, F., & Moreira, S. (2019). Student-Teacher Closeness and Conflict in Students with and without Special Educational Needs. British Educational Research Journal. doi:10.1002/berj.3588