Autores
Leonor Santos
Jorge Pinto
Fernanda Rio
Filomena Leite Pinto
José Manuel Varandas
Otília Moreirinha
Paulo Dias
Sónia Dias
Teresa Bondoso
A avaliação das aprendizagens é uma das áreas da competência profissional do professor. A forma como se pratica não é neutra e influencia de forma determinante a aprendizagem das alunos. Muitos são os professores que procuram desenvolver práticas de avaliação formativa, muito embora haja ainda uma distância entre o que se deseja e o que se faz. Este afastamento e explicado pelas dificuldades que se colocam no terreno no desenvolvimento destas práticas. A obra Avaliar para Aprender – Relatos de experiências de sala de aula do pré-escolar ao ensino secundárioapresenta diversas práticas de avaliação formativa em sala de aula, através da discussão de aspectos teóricos e de relatos de práticas. Em particular, aborda-se o papel do erro no processo de aprendizagem, alguns procedimentos de práticas avaliativas do professor, como a definição e negociação de critérios de avaliação e o feedback, o uso de um instrumento, o portefólio, e ainda práticas avaliativas centradas no aluno, como a co-avaliação e a auto-avaliação. Os relatos de práticas em sala de aula cobrem todos os níveis de escolaridade do ensino não superior, sendo, a partir do 2.° cicio, respeitantes à aula de Matemática. O destaque dado a esta disciplina assume particular relevância visto Portugal estar, na actualidade, a viver uma reforma curricular no ensino básico.
Esta obra resulta do trabalho desenvolvido no Projecto AREA (Avaliação Reguladora do Ensino e Aprendizagem). Trata-se de uma publicação com relevância e utilidade para públicos em contextos diversos: professores, formação de professores, investigadores e estudantes de pós-graduação.
As abordagens teóricas combinadas com as implicações e s resultantes dos relatos de sala de aula que se apresentam são um dos pontos fortes deste livro. Espera-se que esta obra passa contribuir para o desenvolvimento de práticas avaliativas intencionalmente pensadas para servir a aprendizagem, de forma esclarecida e determinada.
Introdução | 5 |
O projecto AREA | 6 |
A avaliação é medir ou interagir? | 7 |
A avaliação reguladora é uma terceira modalidade de avaliação? | 11 |
Será utópico falar-se de uma avaliação reguladora no quotidiano da sala de aula? | 12 |
Capítulo 1 – Olhar as competências com… | 15 |
Narrativa: Eu nunca faço portefólios sentado | 21 |
Motivações e propósitos | 21 |
Contexto onde decorreu a experiência | 22 |
Descrição da experiência | 23 |
Análise de práticas | 25 |
Recomendações/reajustes para futuras utilizações | 31 |
Capítulo 2 – Construir a regras do “jogo” | 33 |
Narrativa: Para não ficar numa grande confusão | 39 |
Motivações e propósitos | 39 |
Contexto onde decorreu a experiência | 40 |
Descrição da experiência | 40 |
Análise de práticas | 41 |
Recomendações/reajustes para futuras utilizações | 47 |
Narrativa: Já sabemos criticar um trabalho | 47 |
Motivações e propósitos | 47 |
Contexto onde decorreu a experiência | 48 |
Descrição da experiência | 48 |
Análise de práticas | 55 |
Recomendações/reajustes para futuras utilizações | 56 |
Capítulo 3 – A errar também se aprende | 59 |
Narrativa: Para não pensarmos que já está feito e despachado | 65 |
Motivações e propósitos | 65 |
Contexto onde decorreu a experiência | 66 |
Descrição da experiência | 66 |
Análise de práticas | 67 |
Recomendações/reajustes para futuras utilizações | 78 |
Capítulo 4 – Dar voz aos alunos | 79 |
Narrativa: Será que eu tinha razão? | 86 |
Motivações e propósitos | 86 |
Contexto onde decorreu a experiência | 86 |
Descrição da experiência | 87 |
Análise de práticas | 89 |
Recomendações/reajustes para futuras utilizações | 93 |
Narrativa: Reflectir antes de agir | 93 |
Motivações e propósitos | 93 |
Contexto onde decorreu a experiência | 94 |
Descrição da experiência | 95 |
Análise de práticas | 96 |
Recomendações/reajustes para futuras utilizações | 101 |
Capítulo 5 – Conclusões | 103 |
O que aprendemos | 105 |
Considerações finais | 109 |
Referências bibliográficas | 111 |
Legislação referida | 111 |
Bibliografia para aprofundamento | 111 |
Ano de publicação: 2010
Colecção: Educação: Teoria e prática
Editora: Porto Editora & IEUL