Capa do livro "Inserção Profissional e Formas Identitárias", de Natália Alves

Inserção Profissional e Formas Identitárias

Autora
Natália Alves

Apresentação

A inserção profissional dos diplomados do ensino superior é hoje um tema de debate quer a nível nacional quer internacional e nunca o ensino superior esteve tão intensamente sob o escrutínio das famílias, dos media, das empresas e do poder político. As famílias e os estudantes inquietam-se quanto a um futuro que se avizinha menos risonho do que o passado; os media lançam o alarme sobre o desemprego dos licenciados e acusam as Universidades de estarem a formar para o desemprego; as empresas clamam contra a desadequação da formação às suas necessidades; o poder político elege a taxa de “empregabilidade” como um dos critérios de avaliação da qualidade do ensino superior e o discurso recorrente sobre o excesso de diplomados recomeça, ainda que tenuemente, a fazer-se ouvir.

O presente livro tem como objectivo analisar os processos de inserção profissional dos diplomados da Universidade de Lisboa que concluíram a licenciatura entre 1994-1998 e 1999-2003, com base numa abordagem que concebe a inserção profissional quer como uma sucessão de posições que os licenciados vão ocupando no mercado de trabalho quer como um processo de socialização profissional e construção identitária. Os resultados obtidos mostram que os licenciados da UL foram protagonistas de cinco percursos-tipo – inserção rápida num emprego estável; inserção diferida num emprego estável; estabilidade na precariedade; inserção precária; percurso de exclusão. A estes percursos correspondem quatro formas identitárias: identidade de projecto; identidade de carreira; identidade de emprego e identidade de empresário de si.

Índice

PREFÁCIO13
Rui Canário
INTRODUÇÃO19
PERCURSOS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS LICENCIADOS DA UL29
Os licenciados da UL30
A primo inserção dos licenciados da UL48
Trajectórias de inserção68
Percursos-tipo de inserção87
O MUNDO DOS PROJECTOS97
Enquanto me foram pagando, eu vou fazendo o que gosto e vou-me aguentando97
Fui eu que escolhi tudo120
Vejo-me numa situação que não sei o que vai ser o meu futuro aqui123
Mundos sócio-profissionais e formas identitárias: o mundo dos projectos126
O MUNDO DAS CARREIRAS133
Aos trinta e um anos, estou no topo da minha carreira133
O que eu gosto mesmo é de fazer política e não é exactamente ser jurista156
Investir em mim, na minha formação160
Não posso evoluir, não tenho estímulo, sinto-me a morrer!164
Mundos sócio-profissionais e formas identitárias: o mundo das carreiras169
O MUNDO DOS EMPREGOS177
Eu, basicamente, tenho estado sempre a trabalhar177
Não sei o que o futuro me reserva194
Tentamos não nos deixar adormecer197
Há muitas coisas que eu gosto de fazer201
Eu quero voltar a fazer coisas205
Mundos sócio-profissionais e formas identitárias: o mundo dos empregos209
O MUNDO DOS EMPRESÁRIOS DE SI217
Decidi, na altura. que nunca mais ia trabalhar assim217
Obter uma independência financeira e livrar-me de uma condição económica e social em que eu nasci e em que cresci241
Para ter alguma coisa, mato-me a trabalhar245
Mundos sócio-profissionais e formas identitárias: o mundo dos empresários de si249
PERCURSOS DE INSERÇÃO E CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS257
A inserção profissional como uma sucessão de posições no mercado de trabalho257
A inserção profissional como um processo de construção identitária277
O MUNDO DOS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS303
ANEXO METODOLÓGICO315
A inserção como sucessão de posições no mercado de trabalho e a investigação quantitativa315
A inserção profissional como processo de socialização profissional e a investigação qualitativa332

Coleção e data de publicação

Ano de publicação: 2009
Colecção: Ciências da Educação
Editora: Educa | Unidade de I&D de Ciências da Educação