Autora
Natália Alves
Os jovens vivem, actualmente, uma situação verdadeiramente paradoxal: se, por um lado, nunca, como no momento presente, a população juvenil foi detentora de níveis de qualificação académica tão elevados e teve ao seu alcance um leque tão diversificado de oportunidades sociais, por outro, nunca, como nas últimas décadas, se viu obrigada a lidar com a complexidade crescente dos processos de transição do universo escolar para o mundo do trabalho.
A presente obra, Juventudes e Inserção Profissional, centra-se precisamente nesta fase do ciclo de vida e pretende ser um contributo para a reflexão em torno da relação entre educação e trabalho. Neste livro, de carácter eminentemente teórico, a autora analisa os processos de construção social e científica do conceito de inserção profissional. Propõe uma interpretação das medidas de política pública destinadas a facilitar a inserção dos jovens no mercado de trabalho, à luz das concepções de juventude que veiculam e das teorias explicativas do desemprego que lhes estão subjacentes.
INTRODUÇÃO | 7 |
A CONSTRUÇÃO DA JUVENTUDE | 17 |
A “invenção” da juventude | 17 |
A construção científica da juventude | 27 |
O prolongamento da juventude | 37 |
A construção da juventude portuguesa | 62 |
INSERÇÃO PROFISSIONAL: DO “PROBLEMA SOCIAL” AO PROBLEMA SOCIOLÓGICO | 75 |
De que falamos quando falamos de inserção profissional de jovens? | 76 |
De como a inserção profissional se transforma num problema social | 103 |
INSERÇÃO PROFISSIONAL E EMPREGO | 143 |
Do problema do desemprego às soluções para o resolver | 143 |
O que nos dizem os estudos sobre a inserção profissional | 190 |
Os estudos sobre a inserção profissional em Portugal | 220 |
JUVENTUDES UNIVERSITÁRIAS E INSERÇÃO PROFISSIONAL | 235 |
A expansão do ensino superior: da Universidade de elite à Universidade de massas | 235 |
A difícil democratização do ensino superior | 253 |
Dos “herdeiros” aos “estudantes de massa” | 268 |
Mutações no mercado de trabalho dos licenciados | 282 |
A inserção profissional dos licenciados | 290 |
CONCLUSÃO | 301 |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS | 307 |
Ano de publicação: 2008
Colecção: Ciências da Educação
Editora: Educa | Unidade de I&D de Ciências da Educação