Capa do livro "Juventudes e Inserção Profissional", de Natália Alves

Juventudes e Inserção Profissional

Autora
Natália Alves

Apresentação

Os jovens vivem, actualmente, uma situação verdadeiramente paradoxal: se, por um lado, nunca, como no momento presente, a população juvenil foi detentora de níveis de qualificação académica tão elevados e teve ao seu alcance um leque tão diversificado de oportunidades sociais, por outro, nunca, como nas últimas décadas, se viu obrigada a lidar com a complexidade crescente dos processos de transição do universo escolar para o mundo do trabalho.

A presente obra, Juventudes e Inserção Profissional, centra-se precisamente nesta fase do ciclo de vida e pretende ser um contributo para a reflexão em torno da relação entre educação e trabalho. Neste livro, de carácter eminentemente teórico, a autora analisa os processos de construção social e científica do conceito de inserção profissional. Propõe uma interpretação das medidas de política pública destinadas a facilitar a inserção dos jovens no mercado de trabalho, à luz das concepções de juventude que veiculam e das teorias explicativas do desemprego que lhes estão subjacentes.

Índice

INTRODUÇÃO7
A CONSTRUÇÃO DA JUVENTUDE17
A “invenção” da juventude17
A construção científica da juventude27
O prolongamento da juventude37
A construção da juventude portuguesa62
INSERÇÃO PROFISSIONAL: DO “PROBLEMA SOCIAL” AO PROBLEMA SOCIOLÓGICO75
De que falamos quando falamos de inserção profissional de jovens?76
De como a inserção profissional se transforma num problema social103
INSERÇÃO PROFISSIONAL E EMPREGO143
Do problema do desemprego às soluções para o resolver143
O que nos dizem os estudos sobre a inserção profissional190
Os estudos sobre a inserção profissional em Portugal220
JUVENTUDES UNIVERSITÁRIAS E INSERÇÃO PROFISSIONAL235
A expansão do ensino superior: da Universidade de elite à Universidade de massas235
A difícil democratização do ensino superior253
Dos “herdeiros” aos “estudantes de massa”268
Mutações no mercado de trabalho dos licenciados282
A inserção profissional dos licenciados290
CONCLUSÃO301
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS307

Coleção e data de publicação

Ano de publicação: 2008
Colecção: Ciências da Educação
Editora: Educa | Unidade de I&D de Ciências da Educação