Itinerários – Investigar em Educação constitui uma colectânea dos artigos de investigação teórica e empírica produzidos no ano de 2005 pelos membros do Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e publicados no país e no estrangeiro. Esta colectânea Itinerários – Investigar em Educação constitui uma colectânea dos artigos de investigação teórica e empírica produzidos no ano de 2005 pelos membros do Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e publicados no país e no estrangeiro. Esta colectânea proporciona uma perspectiva global sobre os interesses, a diversidade e as abordagens usadas na investigação realizada no Centro. Disponibiliza-se assim a todos os membros bem como a todos os investigadores interessados o trabalho dos seus pares, o que poderá facilitar um maior conhecimento recíproco e ajudar a criar novas oportunidades para intercâmbios, interligações e debates.
Todos os artigos contêm um resumo pormenorizado bem como uma indicação sobre local onde foiou vai ser publicado. Os artigos estão organizados pelas grandes áreas de actividade do Centro, sendo também possível fazer a consulta por autor e por palavras-chave. A edição em CD-ROM resulta de critérios ecológicos e funcionais, facilitando a pesquisa e a portabilidade, ao mesmo tempo que permite a fácil impressão parcial ou total no formato habitual dos artigos de investigação.
A produção de uma colectânea desta natureza é um empreendimento laborioso que requer colaborações múltiplas e exige bastante dedicação, persistência e paciência. No entanto, trata-se de um trabalho que temos o maior empenho em prosseguir, na expectativa de que possa ter o mesmo excelente acolhimento das edições anteriores.
1. Ensino das Ciências | |
O papel da intersubjectividade (e da linguagem) no trabalho colaborativo: Contributos para o desenvolvimento da literacia científica | 1 |
Saídas de campo: Um caso aplicado à paleontologia | 3 |
Matilde Azenha, Teresa Oliveira, Pedro Callapez | |
O processo de implementação de uma visita de estudo virtual à Reserva Natural das Berlengas | 13 |
Agostinho Botelho, Ana Sofia Afonso, Isabel Chagas | |
Utilização do hipertexto na comunicação científica e educacional | 31 |
Isabel Chagas, Teresa Bettencourt, Jorge Matos, João Sousa | |
Science on the internet: Are websites supporting communication as a way to learn science | 51 |
Isabel Chagas, Maria João Horta, Maurícia Oliveira, Carolina Carvalho, Adelaide Teixeira, Alice Rodrigues, Fernando Rebola, Paula Serra, Luís Santos | |
A árvore na cidade: Contributos de um projecto de educação ambiental para o desenvolvimento da literacia ambiental de adultos | 57 |
Conceição Courela, Margarida César | |
Educação ambiental e educação de adultos: Potencialidades e desafios | 69 |
Conceição Courela, Margarida César | |
A educação sexual no 1º ciclo do ensino básico | 75 |
Anabela Diogo, Teresa Oliveira | |
Problemas sociais e aprendizagem científica: Estudo de um caso de impacto ambiental | 85 |
Lina Esteves, Silvana Cardoso, Nuno Meia-Onça, Ana Maria Morais | |
A literacia científica e percepções dos alunos do 10º ano de escolaridade | 111 |
Ana Margarida Farinheira, Jesuína Fonseca, Joseph Conboy | |
O que andámos a fazer este tempo todo?: Um estudo de caso das concepções sobre ciência no 12º ano de escolaridade | 127 |
Orlando Figueiredo, Paulo Almeida, Margarida César | |
Is this a mechanic or an organic world? A case study on how 9th grade students see the world | 141 |
Orlando Figueiredo, Margarida César | |
Ensino da física para os alunos da escolaridade obrigatória | 145 |
Ana Maria Freire | |
Educação em ciência: Das políticas educativas à implementação do currículo | 155 |
Cecília Galvão | |
CienTIC Project: The use of Portuguese primary schools websites as a way to improve the teaching and learning process in science | 161 |
Henrique Teixeira Gil, Margarida Afonso | |
Educação ambiental: Objectivos dos programas educativos e formação profissional dos educadores | 169 |
Mafalda Guerreiro, Teresa Oliveira, Luís Fonseca | |
Investigação em educação em ciência e práticas lectivas: Percepções de professores-mestres sobre dificuldades na sua articulação | 185 |
Luís Marques, João Praia, Clara Vasconcelos, António Neto, Teresa Oliveira, Maria João Loureiro, Maria Conceição Santos, Nilza Costa | |
Os professores como criadores de contextos sociais para a aprendizagem científica: Discussão de novas abordagens na formação de professores | 195 |
Ana Maria Morais, Isabel Neves | |
Que compreensão têm os alunos das metáforas e analogias utilizadas no ensino-aprendizagem da unidade “História da Terra” do 7º ano de escolaridade? | 215 |
Pedro Oliveira, Teresa Oliveira | |
Controvérsias sociais nas aulas de ciências da natureza do 2º ciclo | 223 |
Pedro Patacho, Teresa Oliveira | |
Controvérsias sócio-científicas: Discutir ou não discutir? | 229 |
Pedro Reis, Cecília Galvão | |
A linguagem na construção do conhecimento em trabalho experimental laboratorial: Um estudo sobre a actividade enzimática com alunos do 10º ano | 257 |
Maria Teresa Ribeiro, Teresa Oliveira | |
Experimental work of investigation: The challenges for science curriculum | 273 |
Maria da Conceição dos Santos, Maria Teresa Oliveira | |
O trabalho experimental em Ciências: Um estudo longitudinal sobre a aprendizagem da ciência e a transição dos alunos para o ensino superior | 283 |
Maria da Conceição dos Santos, Maria Teresa Oliveira | |
From professional development for science teachers to student learning in science | 295 |
Luis F. Tinoca, James P. Barufaldi | |
Aprender ciências aprendendo a pensar | 301 |
Maria Odete Valente | |
2. Ensino da Matemática | |
Desenvolvendo o sentido do número | 307 |
Joana Brocardo, Catarina Delgado, Fátima Mendes, Isabel Rocha, Joana Castro, Lurdes Serrazina, Marina Rodrigues | |
Números e álgebra: Desenvolvimento curricular | 329 |
Joana Brocardo, Catarina Delgado, Fátima Mendes, Isabel Rocha, Lurdes Serrazina | |
Investigando o desenvolvimento do sentido do número | 349 |
Joana Brocardo, Fátima Mendes, Catarina Delgado | |
O currículo do ensino básico em matemática em Portugal: Caminhos e encruzilhadas | 359 |
Ana Paula Canavarro | |
Matemática na escola: Muro ou ponte? | 383 |
Ana Paula Canavarro | |
Aprendizagem da geometria: O papel das tarefas, do ambiente de trabalho e do software de geometria dinâmica | 405 |
Nuno Candeias, João Pedro da Ponte | |
Diversity seen through teachers’ eyes: Discourses about multicultural classes | 421 |
Margarida César, Franco Favilli | |
Saber a fórmula para resolver o problema ou resolver o problema para resolver a fórmula? | 431 |
Edgar Dias, Nídia Leitão, Margarida César | |
Vamos aprender matemática no campo? | 441 |
Edgar Dias, Nídia Leitão, Margarida César | |
Da matemática à matemática escolar: Um percurso de transformação | 449 |
Elsa Fernandes, João Filipe Matos | |
Equações do 2º grau do fim do século XIX ao início do século XXI | 457 |
Ana Fraga, Carmen Salgado, Elisa Mosquito, Teresa Santos, João Pedro da Ponte | |
Os novos Standards do NCTM na entrada do século XXI | 471 |
Henrique Guimarães | |
Paulo Abrantes e a experiência matemática: Contributos na Educação e Matemática | 477 |
Henrique Guimarães | |
A resolução de problemas no ensino da matemática: Alguns passos do seu percurso no discurso curricular em Portugal | 481 |
Henrique Guimarães | |
Irlanda e Portugal: Uma comparação de documentos curriculares | 501 |
Henrique Guimarães, João Pedro da Ponte | |
A abordagem da proporcionalidade directa em manuais escolares de diversos países | 513 |
Sandra Marques, João Pedro da Ponte | |
“Não acredito na sorte…”: Desenvolvimento do pensamento probabilístico e uso das tecnologias de informação e comunicação no 8º ano de escolaridade | 525 |
João Filipe Matos, Ana Sofia Alves, Madalena Santos, Raquel Palermo | |
Sustaining interaction in a mathematical community of practice | 535 |
João Filipe Matos, Yishay Mor, Richard Noss, Madalena Santos | |
As actividades de investigação na formação de alunos matematicamente competentes: Uma experiência no 1º ciclo | 545 |
Rita Mestre, João Filipe Matos | |
A folha de cálculo e a aprendizagem da álgebra | 555 |
Carla Neves, Sara Monteiro, Guida Rocha, Ana Cristina Silva, João Pedro da Ponte | |
A avaliação como regulação do processo de ensino-aprendizagem da matemática dos alunos do 3º ciclo do ensino básico | 569 |
Claudia Canha Nunes, João Pedro da Ponte | |
Às vezes, o que parece… é! | 583 |
Sara Piscarreta, Margarida César | |
É preciso uma aldeia para ensinar uma criança | 593 |
Sara Piscarreta, Margarida César | |
Álgebra no currículo escolar | 601 |
João Pedro da Ponte | |
Números e álgebra no currículo escolar | 613 |
João Pedro da Ponte | |
A avaliação das aprendizagens em matemática: Um olhar sobre o seu percurso | 629 |
Leonor Santos | |
Ensinar e avaliar competências em matemática: Que desafios? | 647 |
Leonor Santos | |
Paulo Abrantes e a avaliação: Contributos na Educação e Matemática | 661 |
Leonor Santos | |
Os movimentos que encontrámos escondidos nas funções | 667 |
Nuno Santos, Ana Matos, Neusa Branco, Margarida César | |
Das tarefas à negociação de significados matemáticos | 677 |
Manuel Joaquim Saraiva, João Pedro da Ponte | |
Uma experiência de ensino da proporcionalidade no 2º ciclo do ensino básico | 687 |
Ana Isabel Silvestre, João Pedro da Ponte | |
A dança, a matemática… e muita cor: Um microprojecto intercultural e interdisciplinar | 701 |
Lucília Teles, Margarida César | |
Handicrafts performing life | 709 |
Lucília Teles, Margarida César | |
Quando as imagens mostram mais que mil palavras: Relatos de um microprojecto intercultural… | 719 |
Lucília Teles, Margarida César | |
3. Educação e cultura | |
Educação para os valores éticos, cívicos e internacionais | 733 |
Agostinho Reis Monteiro | |
Quelques enjeux quotidiens du droit à l’éducation | 761 |
Agostinho Reis Monteiro | |
Há operações que resultam !… A educação intercultural em matemática | 773 |
Ana Isabel Oliveira, Margarida César | |
Formação no feminino: Adaptação ou emancipação | 781 |
Teresa Oliveira | |
História do currículo e das disciplinas escolares: Balanço da investigação portuguesa | 789 |
Joaquim Pintassilgo | |
República e Educação Nova em Portugal: Algumas reflexões a partir da actividade da Sociedade de Estudos Pedagógicos | 807 |
Joaquim Pintassilgo | |
A Revista de Educação Geral e Técnica no contexto do Portugal republicano: O debate sobre a educação moral e cívica | 748 |
Joaquim Pintassilgo | |
Cidadania ambiental e epistemologia da ciência: Que relações? | 841 |
Maria Eduarda Vaz Moniz dos Santos | |
Cidadania, conhecimento, ciência e educação CTS: Rumo a “novas” dimensões epistemológicas | 861 |
Maria Eduarda Vaz Moniz dos Santos | |
A educação no limiar do século XXI: Antecedentes históricos e horizontes de possibilidade | 879 |
Maria Eduarda Vaz Moniz dos Santos | |
Linhas de força de um projecto educativo que insere a construção da cidadania na construção do saber científico | 891 |
Maria Eduarda Vaz Moniz dos Santos | |
4. Aprendizagem e desenvolvimento | |
Aprender saúde: A aprendizagem por problemas no 8º ano | 899 |
Jordão Abreu, Anabela Nápoles, Isabel Chagas | |
O trabalho de projecto na aula de Introdução à Filosofia: “Assim também tenho voto na matéria” | 909 |
Carlos Badalo, Margarida César | |
Aprender a separar para mais tarde reciclar: Contributos de alunos adultos para a educação ambiental de uma comunidade | 923 |
Conceição Courela | |
Atelier Imaginar, Reutilizar e Reciclar: Percursos educativos de adultos numa comunidade de aprendizagem | 935 |
Conceição Courela, Margarida César | |
Projecto Os Cães Limpinhos: Caminhos para a sustentabilidade numa comunidade de aprendizagem | 949 |
Conceição Courela, Margarida César | |
Quando a escola serve de porto de abrigo: Uma via para a inclusão de uma adulta… | 961 |
Conceição Courela, Margarida César | |
Escola inclusiva: Aquém ou além do pleonasmo (educativo)?! | 975 |
Joaquim Melro, Margarida César | |
Vocational identity in adolescence according to family | 997 |
Hélia Moura, Feliciano Veiga | |
Pedagogic practices in the family socialising context and children’s school achievement | 1003 |
Isabel Neves, Ana Maria Morais | |
Analogias geradas pelos alunos: Influência na aprendizagem de conceitos científicos | 1019 |
Teresa Oliveira, Paula Fernandes | |
Estudo Acompanhado: Quem persiste e insiste… sempre alcança!… | 1027 |
Catarina Rijo, Marta Loureiro, Rita Carmo, Sónia Mendes, Margarida César | |
Criatividade no processo ensino-aprendizagem: Estratégias para a disciplina de Ciências Naturais | 1035 |
Maria da Conceição dos Santos | |
Adaptações curriculares em ciências físico-químicas: Um caminho para uma educação mais inclusiva | 1047 |
Maria Albertina da Silva, Margarida César | |
Ver e inovar: Actividades experimentais ciências físico-químicas | 1061 |
Maria Albertina da Silva, Margarida César | |
Is there an environment for the development of creativity in the project area of the basic education curriculum in Portugal? | 1069 |
Maria Odete Valente, Lucília Campos | |
Novos elementos acerca da escala de autoconceito Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale | 1085 |
Feliciano Veiga | |
Motivação escolar em função da família na adolescência | 1093 |
Feliciano Veiga, Júlia Antunes | |
Ser ou não ser percepcionado como criativo pelos professores: Diferenciações pessoais associadas, ao longo da adolescência | 1103 |
Feliciano Veiga, Maria José Caldeira | |
Cidadania em função da dotação (sobredotação versus infradotação), ao longo da adolescência | 1115 |
Feliciano Veiga, Fernando Garcia, Maria José Caldeira | |
Adolescents’ vocational identity: Adaptation of the Occupational Identity Scale (OIS) | 1127 |
Feliciano Veiga, Hélia Moura | |
Expectativas escolares e profissionais dos jovens: Sua relação com o rendimento e as percepções de si mesmo como aluno | 1133 |
Feliciano Veiga, Hélia Moura, Lurdes Sá, Ana Elisabete Rodrigues | |
Direitos dos alunos, em função da escolaridade e da nacionalidade, ao longo da adolescência | 1143 |
Feliciano Veiga, Carla Alexandra Melo Tavares | |
5. Formação de professores, organização escolar e ensino superior | |
Processos de formação e sua relação com o desenvolvimento profissional dos professores: Um estudo sociológico no 1º ciclo do ensino básico | 1157 |
Margarida Afonso, Isabel Neves, Ana Maria Morais | |
O trabalho colaborativo num grupo de estágio de matemática do 2º ciclo: Um exemplo na unidade de estatística | 1185 |
Sílvia Antunes, Carolina Carvalho | |
A argumentação na aula de matemática: Olhares sobre o trabalho do professor | 1193 |
Ana Maria Boavida | |
O papel do professor no currículo de matemática | 1215 |
Ana Paula Canavarro, João Pedro da Ponte | |
Communicating while planning science lessons: An illustration with future science teachers | 1237 |
Carolina Carvalho, Maurícia Oliveira, Alice Rodrigues, Adelaide Teixeira, Fernando Rebola, Paula Serra, Luís Santos, Isabel Chagas, Maria João Horta | |
Promoting ICT use in Portuguese schools: A case of school-university collaboration | 1243 |
Isabel Chagas, João Sousa, Giselia Piteira, Paula Mano, Rosa Tripa | |
Educação para a sustentabilidade: Implicações para o currículo escolar e para a formação de professores | 1255 |
Ana Maria Freire | |
Sonho meu, sonho meu… que professor serei eu? | 1261 |
Cláudia Gardete, Idália Oliveira, Sara Cravo, Tiago Pedrosa, Margarida César | |
O desenvolvimento profissional de professores de matemática no contexto de formação à distância | 1269 |
Valéria Lima, João Pedro da Ponte | |
A comunicação na sala de aula de matemática: Um campo de desenvolvimento profissional do professor | 1283 |
Maria Helena Martinho, João Pedro da Ponte | |
Comunicação na sala de aula de matemática: Práticas e reflexão de uma professora de Matemática | 1293 |
Maria Helena Martinho, João Pedro da Ponte | |
Ensinar e aprender a investigar em educação: Balanço crítico de dez anos de formação em metodologias de investigação de natureza interpretativa em cursos de pós-graduação em educação | 1307 |
João Filipe Matos | |
Desenvolvimento da comunicação matemática em professores do 1º ciclo no contexto de um projecto de investigação colaborativa | 1327 |
Luís Menezes | |
Desenvolvimento profissional de professores pela investigação das suas práticas: Uma experiência colaborativa no campo da comunicação matemática | 1339 |
Luís Menezes | |
Análise de necessidades de formação de professores de ciências | 1349 |
Norberto Mestre, Maria Macedo, Jesuina Fonseca | |
Deontologia no ensino superior e na investigação | 1369 |
Agostinho Reis Monteiro | |
Dimensão deontológica da qualidade da educação | 1377 |
Agostinho Reis Monteiro | |
Teacher training processes and teachers’ competence: A sociological study in the primary school | 1395 |
Ana Maria Morais, Isabel Neves, Margarida Afonso | |
A formação do professor de matemática: Passado, presente e futuro | 1421 |
João Pedro da Ponte | |
Gestão curricular em Matemática | 1437 |
João Pedro da Ponte | |
O interaccionismo simbólico e a pesquisa sobre a nossa própria prática | 1457 |
João Pedro da Ponte | |
O Processo de Bolonha e a formação inicial de professores em Portugal | 1473 |
João Pedro da Ponte | |
Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores | 1481 |
João Pedro da Ponte, Paulo Oliveira, José Manuel Varandas, Hélia Oliveira, Helena Fonseca | |
A distance in-service teacher education setting focused on mathematics investigations: The role of reflection and collaboration | 1499 |
João Pedro da Ponte, Leonor Santos | |
Práticas profissionais dos professores de matemática | 1519 |
João Pedro da Ponte, Lurdes Serrazina | |
Controvérsias sócio-científicas e prática pedagógica de jovens professores | 1539 |
Pedro Reis, Cecília Galvão | |
Teacher and trainer training in education for democratic citizenship: Competencies, methods and processes | 1569 |
Maria Helena Salema | |
Liderança educacional para a mudança e inovação: Os desafios da indeterminação em ‘terra incógnita’ | 1579 |
Maria de Fátima Chorão Sanches | |
Liderança escolar: Modos de sentir e actuar em situações de governação da escola | 1599 |
Maria de Fátima Chorão Sanches, Gualberto Inácio Melim Soares | |
The portfolio in teacher education | 1607 |
Leonor Santos | |
Curso de formação a distância “Número e grandeza: de Pitágoras e Zenão a Galileu e Descartes”: Avaliação externa | 1615 |
Leonor Santos, José Manuel Varandas | |
Construção de autonomia, regulação e controlo: A transição para o Regime de Autonomia, Administração e Gestão das Escolas | 1623 |
Isabel Solano, Maria de Fátima Chorão Sanches | |
The process of teacher change as a consequence of professional development and its impact on student learning | 1637 |
Luis F. Tinoca | |
Citizenship education through the eyes of teachers in post-graduate professional development | 1641 |
Florbela Trigo-Santos, Carolina Carvalho | |
A formação inicial de professores: Desafios | 1649 |
Maria Odete Valente | |
Representações dos alunos acerca dos comportamentos de cidadania/profissionalidade docente,ao longo da adolescência | 1661 |
Feliciano Veiga, Ana Cristina Melim | |
O papel das TIC na reflexão de uma estagiária sobre a sua prática | 1673 |
Floriano Viseu, João Pedro da Ponte | |
As TIC na formação inicial do professor de Matemática | 1687 |
Floriano Viseu, João Pedro da Ponte |
Ano de publicação: 2006
Colecção: Itinerários Investigar em Educação
Editora: CIEFCUL